Busca de Notícias Busca de Notícias

25/09/19 |   Technology Transfer  ICLFS

Integração Lavoura-Pecuária em Minas é foco de debates

Enter multiple e-mails separated by comma.

Photo: Marina Torres

Marina Torres - Investimento em recria fornece animais com melhor preparo para confinamento

Investimento em recria fornece animais com melhor preparo para confinamento

O cenário do sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) na produção agropecuária mineira é tema de dia de campo e de seminário na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG), no próximo dia 2, quarta-feira.

No período da manhã, a partir das 8h, haverá quatro estações de campo, com apresentação de resultados de pesquisa sobre ILP. Os participantes poderão conferir os dados sobre a produção de carne obtida no confinamento deste ano na Embrapa Milho e Sorgo. Também terão acesso a explicações sobre suplementação na recria para produção de carne, pastagens em consórcio com lavoura, produção de alimentos e forragens na ILP.

Na parte da tarde, a partir das 13h, será realizado o seminário, com três palestras: “Conjunturas da bovinocultura no cenário mineiro”, com Wallisson Lara, analista de Agronegócios da Assessoria Técnica do Sistema Faemg; “Evolução do ILP no Brasil e Perspectiva Futura”, com o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo Rubens Augusto de Miranda; e “O uso de ferramentas práticas no manejo de pastagens”, com a pesquisadora Márcia Cristina Teixeira da Silveira, da Embrapa Pecuária Sul.

“Vamos apresentar análises sobre a produção de pastagens e a intensificação dos sistemas de produção ocorrida nos últimos anos”, explica Rubens Miranda, que desenvolve pesquisas na área de Economia Agrícola. Segundo ele, a pecuária extensiva não apresenta perspectivas para o futuro.

“Atualmente, as margens de lucro estão cada vez mais apertadas e o produtor precisa ter maior eficiência para obter melhor renda”, afirma o pesquisador Ramon Alvarenga, da Embrapa Milho e Sorgo. “Pastagens extensivas de baixa qualidade não resultam em eficiência na pecuária”, explica.

Nesse sentido, um fator importante é o manejo adequado dos animais na fase de recria. “Um trabalho de recria bem feito contribui para uma pecuária mais intensiva, para o uso mais eficiente da terra e maior geração de receita”, explica Leandro Sâmia, professor de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

As inscrições para o dia de campo e para o seminário sobre ILP são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail milho-e-sorgo.eventos@embrapa.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3027-1168.

Confira a programação completa do dia de campo e também a programação do seminário.

Marina Torres (MTb 08577/MG)
Milho e Sorgo

Press inquiries

Phone number: (31) 3027-1272

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/

Find more news on:

ilpdia-de-campoilpf