Busca de Notícias Busca de Notícias

16/01/20 |   Natural resources  Coping with Droughts

Barraginhas em prosa e versos

Enter multiple e-mails separated by comma.

Photo: Paulo Eduardo Ribeiro

Paulo Eduardo Ribeiro - Resultados das Barraginhas têm repercussão na imprensa

Resultados das Barraginhas têm repercussão na imprensa

Os resultados do projeto Barraginhas têm gerado repercussão na mídia e homenagens. O jornal Estado de Minas iniciou uma série de reportagens sobre as estratégias voltadas para a conservação e o uso racional da água. O trabalho do agrônomo Luciano Cordoval, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), foi destaque das duas primeiras matérias.

“Uma das iniciativas de grande impacto para democratização do acesso ao recurso hídrico no semiárido é o sistema de Barraginhas de água da chuva, a baixo custo, experiência que surgiu no Norte de Minas e foi difundida pela Embrapa, se multiplicando no território mineiro e no país.” Com essa introdução, a reportagem conta como surgiram as Barraginhas, explica o funcionamento da tecnologia e apresenta os resultados do trabalho desenvolvido, que já alcançou 15 unidades da Federação.

Em entrevista, Cordoval explica que as Barraginhas aproveitam de forma eficiente as chuvas irregulares e intensas, permitindo que a água se infiltre no solo, recarregando o lençol freático. 

O professor Flávio Pimenta, da Universidade Federal de Minas Gerais, afirmou ao jornal que iniciativas como a construção de Barraginhas devem ser incentivadas. “Já foi comprovado que a tecnologia tem um resultado muito positivo para o meio ambiente, criando uma relação entre água, solo, clima e planta, pois permite que a água da chuva se infiltre no subsolo, recarregando os aquíferos e promovendo no entorno uma condição propícia para o desenvolvimento da fauna e da flora”, assegura Pimenta, doutor em Engenharia Ambiental.

A segunda reportagem apresentou casos de agricultores do Norte de Minas que tiveram suas realidades transformadas com a implantação das Barraginhas e trouxe ainda uma homenagem de Mestre Tinga das Gerais a Luciano Cordoval. Cantor, compositor e repentista, Mestre Tinga das Gerais fala sobre a seca e saúda Cordoval, chamando o criador das Barraginhas de “homem manancial” e “domador de chuva”. Confira o vídeo.

Marina Torres (MTb 08577/MG)
Milho e Sorgo

Press inquiries

Phone number: (31) 3027-1272

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/

Find more news on:

barraginhas