Busca de Notícias Busca de Notícias

04/02/20 |   Biotechnology and biosafety  Food security, nutrition and health  Technology Transfer

LASO-MG e Embrapa realizam treinamento para certificação internacional de análise de sementes

Enter multiple e-mails separated by comma.

Photo: Sandra Brito

Sandra Brito - A acreditação dá reconhecimento formal da competência técnica e a confiabilidade dos resultados das análises de sementes obtidos pelo LASO-MG, realizados por métodos internacionalmente aceitos.

A acreditação dá reconhecimento formal da competência técnica e a confiabilidade dos resultados das análises de sementes obtidos pelo LASO-MG, realizados por métodos internacionalmente aceitos.

O Laboratório Oficial de Análise de Sementes - LASO/LFDA-MG, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realizou uma auditoria de seus amostradores de sementes na Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas-MG.

A equipe auditora e os amostradores foram recebidos pelo pesquisador Alexandre Martins Abdão dos Passos, responsável técnico do Laboratório de Análise de Sementes da Embrapa Milho e Sorgo, e pelo engenheiro agrônomo Reginaldo Resende Coelho, da Secretaria de Inovação e Negócios.

O evento foi liderado pela auditora Myriam Alvisi, auditora fiscal federal agropecuária aposentada. Também estava presente o responsável técnico do LASO-MG, auditor fiscal federal agropecuário Luiz Artur Costa do Valle, representando o LASO-MG. 

Essas auditorias acontecem anualmente para atender a uma exigência da International Seed Testing Association - ISTA (Associação Internacional de Teste de Sementes) para manter a Acreditação do LASO-MG, obtida em 2009.  "Para obter a acreditação na ISTA, um laboratório deve ser capaz não só de realizar análises de sementes, mas também de realizar as amostragens", explica a auditora fiscal federal agropecuária do LASO-MG, Maria Izabel Furst Gonçalves.

Segundo ela, desde 2009, portanto, há mais 10 anos, a Embrapa Milho e Sorgo tem apoiado o LASO-MG, possibilitando a realização de treinamentos e de auditorias de amostragem ISTA do LASO-MG em suas instalações. Esta parceria foi iniciada com a realização do treinamento internacional em amostragem ministrado por Jane Taylor, gerente da qualidade do laboratório oficial de análises de sementes do NIAB, da Inglaterra.

"Durante a auditoria, os amostradores realizam a amostragem de um lote e são avaliados pela equipe auditora, quanto ao cumprimento das orientações técnicas existentes nas Regras para Análise de Sementes ISTA. Por isso, a realização desse procedimento só foi possível com a colaboração da Embrapa Milho e Sorgo, que autorizou o uso de suas instalações e disponibilizou um lote com 840 quilos de milho para esta finalidade", diz Gonçalves. 

"Para a Embrapa, essa parceria, que completa dez anos, representa uma oportunidade para estreitar relações com o Ministério e se atualizar sobre as regras e tendências internacionais em tecnologia de sementes. Isso tem papel preponderante, uma vez que há, cada vez mais, perspectivas de ampliação de acordos de comércio internacional de sementes e mudas no Brasil, especialmente no âmbito do Mercosul, da União Europeia e do mercado asiático", considera o pesquisador Alexandre Abdão.

Acreditação LASO-MG na ISTA

Maria Izabel ressalta que atualmente existem apenas dois laboratórios brasileiros acreditados pela ISTA, sendo o LASO-MG o único laboratório oficial no Brasil que possui esta acreditação. A acreditação dá reconhecimento formal da competência técnica e a confiabilidade dos resultados das análises de sementes obtidos pelo LASO-MG, realizados por métodos internacionalmente aceitos.

"Com esta acreditação, o LASO-MG pode emitir o Certificado Internacional Orange, que facilita a exportação de sementes produzidas no Brasil, abrindo novos mercados para os produtores de sementes brasileiros, pois este certificado é reconhecido internacionalmente. Possibilita também que lotes de sementes certificadas produzidas no Brasil, de acordo com uma Instrução Normativa específica, sejam exportados com certificação reconhecida para a União Europeia", diz a auditora.

"Graças a esta certificação obtida pelo LASO-MG, nos últimos 10 anos, diversos lotes de sementes de grandes culturas e forrageiras foram comercializados, principalmente para países do Oriente Médio, da África e da União Europeia", acrescenta Gonçalves.

Sandra Brito (MTb 06230 MG)
Embrapa Milho e Sorgo

Press inquiries

Phone number: (31) 3027-1223

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/