Busca de Notícias Busca de Notícias

30/03/20 |   Biotechnology and biosafety

Laboratórios da Embrapa Milho e Sorgo também realizarão testes para identificação da Covid-19

Enter multiple e-mails separated by comma.

Photo: João Marcos Rosa / Divulgação

João Marcos Rosa / Divulgação - Laboratório de Biologia Aplicada na Embrapa Milho e Sorgo

Laboratório de Biologia Aplicada na Embrapa Milho e Sorgo

Os centros de pesquisa da Embrapa estão colocando à disposição do governo federal sua estrutura instalada de equipamentos, produtos e pessoal para ajudar na realização de testes laboratoriais para identificação da Covid-19. Os testes estão baseados no uso do equipamento RT-PCR, comumente empregado em estudos de biologia molecular.

A contribuição atende demanda do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que está atuando em parceria com o Ministério da Saúde. A ministra Tereza Cristina solicitou à Embrapa o levantamento dos laboratórios capazes de conduzir testes com a técnica RT-PCR e terem seu uso rotineiro redirecionado para identificar a eventual presença do coronavírus em amostras biológicas. 

Os laboratórios da Embrapa poderão ser utilizados na etapa de amplificação e detecção do material genético (RNA fita simples) do coronavírus nas amostras recebidas. Os testes serão supervisionados pelo Ministério da Saúde em conjunto com instituições como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Adolfo Lutz. 

A capacidade instalada na Embrapa indica a possibilidade de uso de 47 laboratórios em todo o País. As estruturas geralmente são usadas para tarefas como detecção de genes de interesse agronômico em plantas, animais e microrganismos e podem ter seu uso adaptado para a necessidade prevista pelo Ministério da Saúde. Com base na infraestrutura disponível a Embrapa pode, potencialmente, contribuir com quase 43 mil análises por dia.  

A Empresa já vem colaborando com a Fiocruz para a realização de testes de detecção de Chikungunya, dengue e zica vírus, com o emprego da mesma tecnologia, visando aliviar as demandas do sistema de saúde.

Embrapa Milho e Sorgo está preparada

A Embrapa Milho e Sorgo, localizada em Sete Lagoas, na região Central de Minas Gerais, por meio das suas equipes gerencial, técnica e de comunicação, está preparada com sua estrutura instalada de laboratórios, equipamentos, produtos e pessoal para ajudar na realização de testes laboratoriais para identificação da Covid-19. “Estamos aguardando orientações das autoridades sanitárias, especialmente coordenadas pelo Ministério da Saúde, a respeito da rede de coleta e preparo das amostras que serão analisadas. A Embrapa Milho e Sorgo está preparada para a logística e a gestão desses testes”, explica o chefe-geral Frederico Ozanan Machado Durães. Após designação dos laboratórios pelo Ministério da Saúde, as amostras seriam enviadas para a realização de análises de detecção no equipamento RT-PCR. 

Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas (Sire)

Contatos para a imprensa
imprensa@embrapa.br 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/ 

Guilherme Viana (MTb 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo

Press inquiries

Phone number: (31) 3027-1905

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/

Find more news on:

coronaviruscovid-19