Busca de Notícias Busca de Notícias

06/04/20 |   Biotechnology and biosafety

Position Paper Embrapa Milho e Sorgo - Testes Coronavírus

Enter multiple e-mails separated by comma.

Photo: Divulgação Embrapa

Divulgação Embrapa -

Com a veiculação da matéria intitulada “Laboratórios da Embrapa Milho e Sorgo também realizarão testes para identificação da Covid-19” no último dia 30 de março de 2020, no Portal Embrapa, deu-se visibilidade, de forma adequada, ao esforço da rede corporativa em realizar testes baseados no uso da tecnologia RT-PCR (reação da enzima transcriptase reversa, seguida de reação em cadeia da polimerase em tempo real, com molde em RNA de fita simples), redirecionando sua aplicação rotineira em pesquisa agropecuária para identificar a eventual presença do novo coronavírus, causador da Covid-19, em amostras biológicas humanas. No entanto, é imperativo que essas amostras sejam criteriosamente preparadas por instituição credenciada e em nível de segurança compatível com a atividade laboral. Este é, originalmente, um esforço coordenado pela Diretoria-Executiva e por Chefias-Gerais da rede Embrapa, e demandado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Ministério da Saúde. Com base na infraestrutura disponível, a Embrapa tem capacidade, potencialmente, de contribuir com quase 43 mil análises por dia.

Os laboratórios da Embrapa poderão ser utilizados na etapa de amplificação e detecção do material genético (RNA fita simples) do novo coronavírus nas amostras recebidas para análises. Essa estratégia de ação, com testes moleculares na Embrapa, será demandada, autorizada e supervisionada por autoridades sanitárias e institucionais. Portanto, as ações locais/regionais, a serem realizadas de forma compartilhada e em sintonia fina com as autoridades sanitárias (Federal, Estadual e Secretaria de Saúde Municipal), farão parte de uma estratégia de ação coordenada, com base em ciência, segurança, celeridade e qualidade de ação e resultados alcançados.

Atualmente, a Embrapa Milho e Sorgo, localizada em Sete Lagoas-MG, poderá contribuir, de forma significativa, na etapa final do teste de diagnóstico de coronavírus por PCR em tempo real, com recebimento de placas de 96 amostras lacradas, contendo a combinação de kit específico e RNA das amostras-alvo. Essa ação deverá fazer parte de um processo orquestrado (uma estratégia de ação negociada), que dependerá de estrutura física com nível de biossegurança NB2 e do recebimento de suprimentos, EPIs e kits específicos para processamentos das amostras biológicas e montagem das reações de qPCR por parte de alguma outra instituição local/regional, com autorização prévia expressa pelas autoridades e unidades sanitárias competentes.

Neste esforço conjunto das autoridades sanitárias – focando-se em estratégia de ação para o combate à Covid-19 na região Central Mineira – o Senhor Secretário de Saúde do Município de Sete Lagoas Doutor Flávio Pimenta Silveira, participante da rede coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, dentre as suas investidas institucionais focando-se na temática de saúde – promoveu, em comitiva, um diálogo com a Embrapa Milho e Sorgo, através do chefe-geral da Unidade, Frederico Ozanan Machado Durães, e realizou uma visita técnica supervisionada ao Núcleo de Biologia Aplicada da Embrapa, no último dia 1º de abril de 2020, incluindo cientistas e técnicos especializados, das áreas pública e privada, relacionados ao tema-foco – pandemia da Covid-19 – alinhando estratégias de ação institucional e técnica, para o interesse do Estado de Minas Gerais e o delineamento e estabelecimento imediato de uma rede funcional para análises de diagnose para coronavírus, na região. No momento, existe um movimento de inteligência para acelerar o estabelecimento de alianças estratégicas e alinhar instituições, empresas e profissionais nesta nova empreitada de funcionalidade para combate ao coronavírus na região.

Embrapa Milho e Sorgo – uma Unidade da rede Embrapa, fundamentada em ciência – está preparada para contribuir com a logística e a gestão desses testes PCR – focando em coronavírus – e participa, institucionalmente, dos esforços público e privado para a realização de análises de detecção, coordenada pela rede de colaboradores e pela Secretaria da Saúde.

Gestores e equipe técnica da Embrapa Milho e Sorgo

Gestores e equipe técnica da Embrapa Milho e Sorgo
Embrapa Milho e Sorgo

Press inquiries

Phone number: (31) 3027-1102

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/

Find more news on:

coronaviruscovid-19