Busca de Notícias Busca de Notícias

29/04/20 |   Communication  Technology Transfer  ICLFS

Embrapa lança capacitação on-line sobre Sistema de Plantio Direto

Enter multiple e-mails separated by comma.

Photo: Gabriel Faria

Gabriel Faria - A implantação do Sistema de Plantio Direto de forma plena representa colher benefícios, especialmente em anos de ocorrência de eventos climáticos extremos, como a seca

A implantação do Sistema de Plantio Direto de forma plena representa colher benefícios, especialmente em anos de ocorrência de eventos climáticos extremos, como a seca

O Sistema de Plantio Direto (SPD) representa uma revolução na forma de se fazer agricultura nos trópicos, especialmente no Brasil. Aliado à segunda safra, e mesmo à terceira em alguns casos, representa uma vantagem comparativa e competitiva para a agricultura nacional.

“Trata-se de um sistema de produção econômico, social e ambientalmente sustentável, principalmente frente às práticas tradicionais de agricultura”, explica o pesquisador Alexandre Martins Abdão dos Passos, coordenador técnico-científico da nova capacitação on-line gratuita da Embrapa Milho e Sorgo.

O treinamento será oferecido no ambiente virtual de aprendizagem da Embrapa, a partir de 29 de abril de 2020, com vagas limitadas.  Destinado a estudantes, agricultores, técnicos e demais profissionais atuantes no setor agropecuário, este curso terá 15 horas-aula.

O treinamento aborda as premissas básicas do sistema plantio direto e discorre até as etapas de planejamento e implantação do sistema.“Esta é a quarta capacitação on-line gratuita preparada pela Embrapa Milho e Sorgo  neste período de isolamento por causa da pandemia da Covid-19. Estamos comprometidos em continuarmos conectados com o setor produtivo do agro nesse momento. Nos três primeiros cursos, recebemos mais de 17 mil inscrições de todo o Brasil”,  ressalta a coordenadora administrativa da capacitação Myriam Maia Nobre.

Alexandre Abdão relata que apesar de o SPD ser aprovado e reconhecido por especialistas, segundo dados do último censo agropecuário de 2017, aproximadamente 45% das propriedades rurais ainda utilizam métodos tradicionais de preparo de solo. “Agrega-se ainda, nos últimos anos, termos verificado que diversas áreas sob semeadura direta têm retrocedido nos processos de conservação de solo e água, com a retirada de terraços, a ausência de rotação de culturas e outras ações”, afirma o pesquisador.

“Há, portanto, largo campo para adoção do sistema em sua plenitude no Brasil”, conclui Abdão”, enfatizando que “a implantação do SPD de forma plena representa colher benefícios, especialmente em anos de ocorrência de eventos climáticos extremos, como a seca”.

Além do conteúdo do curso, estão disponíveis publicações e vídeos complementares. O aluno terá 30 dias para concluir a capacitação.

Para assistir ao vídeo gravado pelo pesquisador Alexandre Abdão, clique aqui.

Serviço

Curso: Sistema Plantio Direto

Realização: Embrapa Milho e Sorgo

Vitrine de capacitações on-line Embrapa:  https://www.embrapa.br/e-campo Inscrições a partir de 29/4/2020

Investimento: gratuito

Mais informações pelo e-mail: e-campo@embrapa.br

Inscrições pelo link: https://www.embrapa.br/e-campo

Sandra Brito (MTb 06230 MG)
Embrapa Milho e Sorgo

Press inquiries

Phone number: (31) 3027-1223

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/