Busca de Notícias Busca de Notícias

02/07/20 |   Technology Transfer

Embrapa apresentará mais de 90 tecnologias na AgroBrasília 2020

Enter multiple e-mails separated by comma.

Neste ano, a Feira Internacional dos Cerrados – AgroBrasília terá formato digital e contará com a participação de 22 centros de pesquisa da Embrapa. O evento será transmitido por uma plataforma on-line que reunirá personalidades e especialistas do agro e pela qual os expositores poderão entrar em contato direto com os visitantes.

A abertura da feira acontecerá em um evento com transmissão ao vivo, no dia 6 de julho, às 15h, com a presença da ministra Teresa Cristina, da Agricultura; de Celso Moretti, presidente da Embrapa; de José Guilherme Brenner, presidente da Coopa-DF e de Ronaldo Triacca, coordenador da AgroBrasília.

A programação, que começa no dia 6 de julho e segue até o dia 10, inclui três lançamentos da Embrapa. No dia 7 de julho, em evento ao vivo, às 10h, pelo canal da Embrapa no YouTube serão lançados a cenoura BRS Paranoá, cultivar com ótima produtividade e qualidade de raízes e indicada especialmente para sistemas orgânicos, e o curso on-line para produção de Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs) para consumo doméstico. No curso, os participantes aprenderão os métodos de produção dessas hortaliças em pequenos espaços, o que pode aumentar a variedade do cardápio e da dieta das famílias brasileiras.

O terceiro lançamento é o Tambaplus, método de análise genética do tambaqui que indica se os peixes são puros ou híbridos (fruto de cruzamento com outras espécies) e se possuem grau de parentesco entre si. Essas informações são importantes para reduzir perdas de produtividade pelos criadores. A tecnologia será apresentada em palestra gravada e estará disponível na plataforma da AgroBrasília.

Para conhecer as tecnologias da Empresa, será montada uma Vitrine Tecnológica na plataforma da AgroBrasília com cerca de 90 tecnologias de 22 centros de pesquisa da Embrapa, 30 ativos tecnológicos (tecnologias em desenvolvimento em busca de parceiros para finalização da pesquisa), 90 publicações para acesso on-line, 80 vídeos e 25 programas de rádio e podcasts

Lives Oficiais na AgroBrasília

Entre os destaques na plataforma da Agrobrasília, estão as lives na programação oficial, que serão transmitidas pela plataforma do evento. Os especialistas da Embrapa participarão de quatro delas:

Dia 6 (13h) – Trigo: A vez do Cerrado, com Julio Albrecht,  pesquisador da Embrapa Cerrados, José Guilherme Brenner e Cláudio Malinski (Coopa-DF) e Silvio Farnese (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). 

Dia 8 (8h) – Uso e conservação de água no Planalto Central, com Lineu Rodrigues, pesquisador da Embrapa Cerrados,  e Rowena Betina Petroll, produtora rural.

Dia 9 (8h) – O potencial da vitivinicultura no Planalto Central, com José Fernando Protas, chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Ronaldo Triacca, coordenador da Agrobrasília e Rodrigo Sucena, sommelier e vitivinicultor.

Dia 9 (13h) – Ideas for Milk, sobre o desafio tecnológico da Embrapa para startups que desenvolvam soluções para a pecuária leiteira do País, com Paulo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite.

Página da Embrapa na Agrobrasília

No Portal da Embrapa, será montada uma página especial com todo o conteúdo que ficará disponível para o público da feira. Serão oferecidos diversos vídeos, publicações, notícias e tecnologias de todo o Brasil. 

No canal da Embrapa no YouTube, acontecerão outras lives com pesquisadores e especialistas de oito centros de pesquisa. Acompanhe a programação

- Dia 6 (10h30) – Manejo da condição corporal para atingir ciclos de alta fertilidade em rebanhos leiteiros, com Luiz Francisco Machado Pfeifer (Embrapa Rondônia) 

- Dia 6 (11h30) – Interfaces dos serviços ecossistêmicos e potencialidades para o Cerrado brasileiro, com Rachel Bardy Prado e Joyce Maria Guimaraes Monteiro (Embrapa Solos) e Fabiana de Góis Aquino (Embrapa Cerrados).

- Dia 7 (10h) – Novos canais de comercialização e tendências no consumo de hortaliças com a pandemia do novo coronavírus, com Warley Nascimento (Embrapa Hortaliças).

- Dia 7 (15h) – Agricultura e meio ambiente pós-Covid 19: o imperativo da sustentabilidade, com Marcelo Morandi (Embrapa Meio Ambiente), Marcelo Brito (Abag) e Miguel Ivan (Ministério de Minas e Energia).

- Dia 10 (10h) – Segurança dos alimentos produzidos pela agroindústria familiar em tempos de pandemia, com André de Souza (Embrapa Agroindústria de Alimentos).

- Dia 10 (11h) – Conservação pós-colheita de frutas tropicais, com Maria Auxiliadora Coelho Lima (Embrapa Semiárido).

- Dia 10h (15) – Soja no Cerrado: potencial de produtividade com sustentabilidade, com Luis Fiorese (Fundação Cerrados) e Sebastião Pedro (Embrapa Cerrados). 

- Dia 10 (16h) – Fast-K: tecnologia para determinar potássio em soja em condições de campo, com Adilson de Oliveira (Embrapa Soja).

AgroBrasília Digital

A feira, que tradicionalmente acontece no mês maio, se renovou e em 2020 acontecerá em versão totalmente digital, permitindo o acesso de produtores, agricultores e representantes das cadeias produtivas a diversas tecnologias. A programação ocorrerá no período de 6 a 10 de julho, durante 24 horas, e será totalmente gratuita. O acesso à plataforma poderá ser feito por celular, computador ou tablet.

Mesmo em versão digital, o evento manterá atividades mais dinâmicas, como leilões e debates, e mais de 130 expositores já estão confirmados. 

Os visitantes poderão acompanhar as atividades da AgroBrasília, navegar pelos estandes para conhecer produtos e serviços e entrar em contato direto com os expositoes, tudo por meio da plataforma on-line, que fará a conexão entre o campo e as tecnologias. 

 

Serviço
Agrobrasília
Data: 6 a 10 de julho
Onde: digital.agrobrasilia.com.br 
           www.embrapa.br/agrobrasilia-2020

 

Juliana Miura (8570/99 DF)
Embrapa Cerrados

Press inquiries

Phone number: (61) 3388-9945

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/

Find more news on:

vitrine-de-tecnologialiveagrobrasilia2020