Busca de Notícias Busca de Notícias

03/07/20 |   Research, Development and Innovation

Jovens Talentos 2020 será uma marca na Embrapa Arroz e Feijão

Enter multiple e-mails separated by comma.

Photo: Fábio Nolêto

Fábio Nolêto - 1º Evento 100% virtual da Unidade foi realizado com sucesso

1º Evento 100% virtual da Unidade foi realizado com sucesso

A Embrapa Arroz e Feijão realizou em junho, entre os dias 8 e 10, a 14ª edição do "Seminário Jovens Talentos", apresentado anualmente pelo centro de pesquisa. Pela primeira vez, as ações foram conduzidas de forma totalmente virtual, em virtude da restrição de convívio, provocada pelo Coronavírus. Ao final, o Seminário ofereceu quatro cursos e envolveu mais de 650 pessoas, considerando as três palestras pré-evento, 23 palestrantes/integrantes de painéis/mentores, 20 pessoas na equipe de organização, 92 avaliadores internos e externos; destacando-se, aqui, os 66 estudantes inscritos, que desenvolveram 69 trabalhos publicados e 12 vídeos curtos produzidos. Tudo isso foi possível, graças ao apoio de empresas que acreditam na força da pesquisa e estiveram ao lado da Embrapa Arroz e Feijão na realização do "Jovens Talentos": Senar-GO, Emater-GO, Unipasto, Corteva Agriscience, Sociedade Entomológica do Brasil, e Hurricane Sports Pub.

A pandemia, que mudou a rotina mundial, colocou grande parte da equipe da Embrapa em regime de teletrabalho, suspendendo a realização de eventos presenciais. O seminário "Jovens Talentos", contudo, apresentou-se ao longo do tempo, como grande colaborador da formação dos participantes. É uma oportunidade de treinamento e formação técnico-científica dos estudantes sob orientação de pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão, Núcleos Regionais e Emater, em nível de graduação e pós-graduação, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades de comunicação, pesquisa e extensão rural e divulgação dos trabalhos de pesquisa e extensão conduzidos por eles.

Cientes dessa importância, a equipe designada previamente para coordenar o evento decidiu realizar o evento de forma virtual, desenvolvendo as atividades de maneira a oferecer a eficiência o mais próximo possível do que acontece tradicionalmente. "O que, em princípio, parecia ser um problema, tornou-se uma grande oportunidade para inovar, estimulando os estudantes a trabalharem seus dados de formas diferentes, gravando vídeos e fazendo cursos. Assim, todos participaram de um evento 100% conectado”, afirma Mellissa Soler, pesquisadora da unidade que coordenou os trabalhos do Seminário.

Tudo começou com uma grade de palestras, que visaram ao engajamento com o formato digital de compartilhamento de conteúdos e que abordavam os temas: “O que é Transferência de Tecnologia?”, “Como manter a saúde emocional durante a pós-graduação?” e “Como perder o medo de falar em público”. Com apoio determinante da equipe do Sistema Faeg-Senar, que ajustou conteúdos e disponibilizou, pela primeira vez de maneira online, por meio de plataforma digital, em turmas de até 20 alunos e, com certificado, o evento pode oferecer aos jovens talentos, os seguintes cursos: "Empreendedorismo e Plano de Negócios", "Marketing e As Redes Sociais no Agronegócio", "Novas Tecnologias Aplicadas ao Agronegócio: Agropecuária Digital" e, "Agritech: Como Desenvolver Negócios Inovadores”.

Nesta edição, todos os estudantes submeteram seus resumos científicos e tiveram a oportunidade de participar em quatro modalidades: 1) Apresentação de trabalhos científicos (formato oral): selecionados por pontuação; 2) Vídeo “Sua pesquisa em 3 minutos”; 3) Vídeo TikTok; 4) Desafio Transferência de Tecnologia - as três últimas foram opcionais. 

As apresentações orais aconteceram por videoconferência, com banca avaliadora composta por membros internos e externos à Embrapa. Não aconteceram as apresentações de pôsteres, conteúdo que pôde ser substituído pela participação por meio dos vídeos “Sua Pesquisa em 3 minutos”, e “TikTok" (produções despojadas, com até 60s de duração), possibilitando ao estudante desenvolver habilidades com essas mídias para a comunicação científica.

O “Desafio de Transferência de Tecnologia” também foi por videoconferência, estimulando a criatividade, trabalho em equipe, discussão de ideias, interação e conectividade, em que os estudantes trabalharam em grupo, sendo estimulados a utilizar os conhecimentos adquiridos por meio das palestras e cursos direcionados.


A cerimônia de abertura foi transmitida pelo canal do Sistema Faeg, no Youtube e, contou com a participação de Elcio Guimarães e Thiago Lívio de Souza, chefes geral e de P&D da Embrapa Arroz e Feijão, Elcio Guimarães e Thiago Lívio de Souza, respectivamente; do Superintendente do Senar-GO, Dirceu Borges e do Diretor de Pesquisa Agropecuária da Emater-GO, Domiciano Cruz.

 Assista aos vídeos e veja a programação completa dos painéis e palestras na página do Jovens Talentos.

A primeira atividade do evento foi o Painel Agricultura Digital, que contou com a moderação de Pedro Machado, pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, e com a participação de Fernando Borges, do Senar-GO, Camilo Carromeu, da Embrapa Gado de Corte, e Ricardo Araújo, da Secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa. Nesse painel, foi discutido como a Embrapa enxerga seu papel na Agricultura Digital, qual a sua importância e gargalos junto ao setor produtivo e, como as tecnologias digitais vêm mudando a forma com a pecuária é conduzida.

O segundo dia do evento, pela manhã, iniciou-se com as apresentações orais dos melhores trabalhos de graduação e pós-graduação. No período da tarde, aconteceu a Mesa Redonda "Carreiras", na qual os jovens profissionais da área de agronomia foram convidados a falar sobre suas diferentes trajetórias como Bruna Crispim, produtora rural da Amambaé Agroecológica,  o professor do IFGoiano Tavvs Alves, o youtuber Pedro Henrique Maia França, do canal Estrada de chão, e o Gestor de formação do Senar-Goiás, Leonnardo Cruvinel Furquim. A moderação dessa mesa redonda foi realizada por dois estudantes de pós-graduação da UFG, Laysla Coelho e Lucas Matias, que desenvolvem seus trabalhos sob orientação de pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão.

No terceiro dia do evento, aconteceu o painel "O que um profissional do Agro precisa para se comunicar bem?”, com a participação do publicitário Ivan Lucas, do Sistema Faeg-Senar e do jornalista Henrique de Oliveira, da Embrapa Arroz e Feijão, com moderação de Gabriel Faria, da Embrapa Agrossilvipastoril. Tratou-se ali sobre como um profissional do agro pode aproveitar a comunicação para atingir bons resultados em seus trabalhos, seja na busca de profissionais preparados para atuar em seu favor, seja em se preparando para se apresentar de forma ideal para que suas atividades possam ser bem vistas, em todos os sentidos. No período da tarde, aconteceram as apresentações das equipes participantes no desafio de Tecnologia.

O encerramento do evento foi feito por meio de uma live musical, no Instagram da Embrapa Arroz e Feijão, com um pequeno show de rock acústico, com o músico Henrique de Oliveira. Ao final, foram anunciados os vencedores de cada categoria. Os prêmios foram patrocinados pela Corteva Agriscience (4 tablets Samsung e dois vouchers para a livraria UFV), Unipasto (três vouchers para a livraria UFV) e Senar-Goiás (Curso Bootcamp-Empreendedorismo em Ação, do Sebrae) e Embrapa (e-books da livraria Embrapa).

Henrique de Oliveira (MTb/GO 1.960)
Embrapa Arroz e Feijão

Press inquiries

Phone number: (62) 3533-2108

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/

Find more news on:

jovens-talentos