Web Content Display

O Núcleo Temático de Sistemas Agrícolas é um núcleo transdisciplinar, que atua principalmente na região do Matopiba, com o foco em integrar princípios fundamentais do conhecimento em solo, água e ar com a produção animal, de grãos e de culturas perenes, e as relações desses sistemas em nível de bacia hidrográfica, para melhoria da qualidade ambiental, aumento da produtividade, da sustentabilidade e da eficiência nos sistemas agropecuários.

O objetivo é desenvolver soluções científicas e tecnológicas inovadoras para aumentar a eficiência dos sistemas agropecuários e reduzir o impacto desses sistemas no ambiente, integrando diversas áreas do conhecimento e fazendo uso da modelagem de agroecossistemas como uma ferramenta de predição de cenários futuros resilientes às incertezas climáticas.

O núcleo de pesquisa também busca desenvolver um conjunto de indicadores para avaliar a sustentabilidade dos diferentes sistemas agropecuários, de modo a propor soluções técnico-científicas adequadas para o alcance da sustentabilidade nesses sistemas.

 

Linhas de Pesquisas:

Análise de sistemas de produção agropecuária e indicadores de sustentabilidade

Intensificação ecológica em sistemas agrícolas

Manejo de pastagens

Modelagem de agroecossistemas

Relação solo-água-planta-atmosfera

Web Content Display

Fronteira Agrícola

O núcleo elabora o informativo técnico "Fronteira Agrícola" a fim de trazer, de forma prática, informações sobre a agricultura, seus potenciais, oportunidades e desafios da região chamada Matopiba.

É um informativo voltado à comunidade técnica, a produtores e a interessados nas questões agropecuárias que envolvem a região do Tocantins, Sul do Maranhão, Sul do Piauí e Oeste da Bahia e aborda questões atuais do campo, buscando trazer respostas práticas para esses temas.

Acesse página específica sobre a publicação.