Pelas próximas três décadas, o PronaSolos mobilizará dezenas de instituições parceiras na investigação, documentação, inventário e interpretação dos dados de solos brasileiros. O objetivo é mapear os solos de 1,3 milhão de km² do País nos primeiros dez anos, e mais 6,9 milhões de km² até 2048, em escalas que vão de 1:25.000 a 1:100.000.

A carência de informações detalhadas sobre os solos brasileiros é um sério problema para o desenvolvimento nacional. Atualmente, o País dispõe apenas de levantamentos de solo de caráter geral, com mapas de pequena escala, sendo que menos de 5% do território nacional conta com mapas de solos em escalas bastante detalhadas, ou seja, de  1:100.000 ou maior.

[+] Saiba mais sobre o programa

Web Content Display

Listador de Publicação

O objetivo deste documento é apresentar à sociedade o conjunto de ações do PronaSolos com a finalidade precípua de: i) retomada dos levantamentos de s...

Acesse outras publicações

Plataforma

Plataforma

Navegue pela plataforma tecnológica do PronaSolos (SigWeb), com dados da Embrapa, CPRM, IBGE e outros órgãos.

Acesse

Solos do Brasil

Solos do Brasil

Conheça os detalhes técnicos das 13 classes de solos existentes no Brasil, onde  predominam Latossolos, Argissolos e Neossolos.

Acesse

SiBCS

SiBCS

Acesse a página do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos do Brasil (SiBCS), que detalha todos os solos existentes no País.

Acesse

Linha do Tempo

Linha do Tempo

Viaje pela história da Ciência do Solo no Brasil e conheça alguns dos seus principais marcos e conquistas desde o século XIX

Acesse

Embrapa Youtube Destaques

20/10/2020
Programa Nacional de Solos do Brasil - PronaSolos
Duration: 1:22:45   ¦   1747 Views
29/05/2015
Aprenda mais sobre Solos
Duration: 6:57"   ¦   641473 Views


Notícias

Embrapa apresenta experiência brasileira na recarbonização de solos em plenária da FAO

O presidente da Embrapa, Celso Moretti, mostrou como o Brasil vem atuando no processo de sequestro e fixação do carbono no solo por meio de boas práticas agropecuárias.

Pesquisa revela vocação do norte fluminense para o plantio de grãos

Área com potencial de plantio de soja é de cerca de 320 mil hectares. Durante quatro safras, região apresentou produtividade acima da média

Pesquisadora da Embrapa Solos representa o Brasil em rede de informações de solos da FAO

Margareth Simões é a representante brasileira na Rede Internacional de Instituições de Informação do Solo (INSII), composta principalmente por parceiros da Aliança Mundial pelo Solo.

Pesquisadores mostram como PronaSolos pode auxiliar no desenvolvimento sustentável da Amazônia

Workshop fez parte das atividades da Zona de Desenvolvimento Sustentável entre os Estados do Amazonas, Acre e Rondônia (Amacro), uma iniciativa dos respectivos governos estaduais, Sudam e Suframa.

Pesquisador é homenageado por mérito técnico-científico na coordenação do PronaSolos

O pesquisador da Embrapa Solos (RJ) José Carlos Polidoro recebeu a homenagem institucional dos 48 anos da Embrapa, na categoria “Mérito Técnico-Científico”.