Protambo

 

Objetivo:  Promover a inovação nos sistemas de produção de leite do RS, com base nas boas práticas agropecuárias, por meio da adoção de tecnologias, produtos e serviços para a atividade leiteira.

Atuação:
O PROTAMBO vem sendo realizado com grupos de produtores em seis regiões do Rio Grande do Sul. Os grupos são formados por oito a dez produtores, assistidos por técnicos das instituições parceiras, com apoio dos pesquisadores e analistas da Embrapa.

 

Em cada região, o grupo passa por um diagnóstico para conhecimento da realidade dos sistemas de produção regionais. A partir dessas informações e por meio da construção participativa (entre pesquisa, assistência técnica e produtores) são definidas ações de capacitação (nas áreas temáticas do projeto), implementação de tecnologias e disponibilização de serviços de análises (solo, alimentos, água, composição e qualidade higiênico-sanitária do leite, microbiológico de mastite, georreferenciamento).

 

 

As unidades de produção de leite são acompanhadas e os índices zootécnicos, produtivos, econômicos são monitorados. As ações são divulgadas por meio de dias de campo, jornais, revistas e site.
Nas ações de capacitação e divulgação podem participar técnicos e produtores do projeto e das instituições da região.

 

Áreas Temáticas:
• Planejamento forrageiro;
 • Alimentação e Nutrição Animal;
 • Reprodução;
 • Sanidade e Bem estar animal;
 • Planejamento e gestão;
 • Qualidade do leite.

 

Localização dos grupos de produtores do projeto Protambo

 

Contatos:
Email: cpact.protambo@embrapa.br
Fone: (053) 32758481