Skip to Content

Biosseguridade

A biosseguridade em granjas de suínos consiste em medidas para evitar a entrada e propagação de doenças no rebanho. As principais medidas são o isolamento da granja, em distância segura, de possíveis focos de vetores, além de cercamento da propriedade. Também fazem parte das medidas a lavagem e sanitização das instalações, a restrição de visitas, o vazio sanitário entre cada lote, o programa de vacinações, o isolamento e tratamento de animais que adoecem. O uso de água potável e tratada para alimentação dos animais, bem como para higiene, é indispensável. O rigoroso controle de qualidade dos ingredientes de ração, o tratamento correto dos efluentes e o destino correto dos resíduos das pocilgas e dos animais que morrem na granja integram o rol de medidas para garantir a qualidade do rebanho. Essas práticas devem ser combinadas com o fluxo de animais entre as várias fases de produção e com as práticas de manejo, bem-estar animal, capacitação dos operários e com o programa de Boas Práticas de Produção e sistema de gestão da qualidade.

Salmonela

Site especial sobre o problema e o controle da salmonela na cadeia suinícola.
Clique aqui para acessar.

Soluções tecnológicas

Product

GeoInfo, Embrapa's Spatial Data Infrastructure, is the company's platform for managing the spatial data produced in its research endeavors. This p...

Aplicativo

O aplicativo DiagSui, smartphones com sistema Android, traz orientações sobre o diagnóstico laboratorial das principais doenças dos suínos. Voltado para veterinários de granjas e de empresas que trabalham com sanidade de suínos. O objetivo é disponibilizar informações importantes que possam ser acessadas no momento em que o veterinário se defronta com um problema clínico na granja e precisa rapidamente colher amostras para o envio ao laboratório.

Download no Play Store via PC: clique aqui

Vídeos

A pesquisadora Jalusa Deon Kich, da Embrapa Suínos e Aves, aborda nesta apresentação a infecção pela bactéria Salmonella na suinocultura brasileira: a situação e as perspectivas.

From: Embrapa     Posted in: 04/12/2015     Views: 1788


A salmonela provoca uma das doenças transmitidas por alimentos mais comuns do mundo. É a salmonelose, que causa infecções intestinais nas pessoas que ingerem a bactéria com a carne, ovos ou verduras contaminadas.

From: Embrapa     Posted in: 05/08/2009     Views: 4066


A salmonela provoca uma das doenças transmitidas por alimentos mais comuns do mundo. É a salmonelose, que causa infecções intestinais nas pessoas que ingerem a bactéria com a carne, ovos ou verduras contaminadas.

From: Embrapa     Posted in: 05/08/2009     Views: 8126