VI Workshop de Ecologia Química
Aplicado na Agricultura

Data de realização

CANCELADO

Local

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia 
Parque Estação Biológica, Avenida W5 Final, Asa Norte, Brasília- DF.

Documentos

  • Edital (Arquivo.PDF, 276kb, 22/08/2019)
  • Ficha de Inscrição (Arquivo.DOC, 19kb, 22/08/2019)

Número de vagas

Serão oferecidas 60 (sessenta) vagas. O número mínimo de inscritos para a realização do curso será de 10 (Dez).

Carga Horária

40h (quarenta) horas/aula para o módulo teórico e prático.

As aulas serão de 08h às 17h.

Coordenação

Miguel Borges- Pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Apesar de avanços expressivos nos últimos anos, a Ecologia Química no Brasil ainda apresenta poucos resultados práticos e quase nenhuma referência de impacto mundial. Desta forma este Workshop tem como meta trazer a discussão os principais avanços nos estudos de Ecologia Química no Brasil e no mundo com especialistas, bem como disseminar o tema entre estudantes, técnicos agrícolas de nível superior e inclusive profissionais agrícolas dos setores públicos e privados. Neste último caso tentando sensibilizar as grandes indústrias de insumos agrícolas da importância de iniciar estudos alternativos aos agrotóxicos, buscar seu incentivo para o desenvolvimento de novas pesquisas e capacitar aos difusores de conhecimentos (professores, extensionistas, técnicos agrícolas) para torná-los multiplicadores dos conhecimentos. O workshop será o quinto evento sobre Ecologia Química sendo realizado no Distrito Federal. 

Neste workshop apresentaremos as técnicas para extração, identificação e estudos comportamentais com semioquímicos, os processos fisiológicos envolvidos na detecção dos semioquímicos pelos insetos e a aplicação desses semioquímicos no campo como uma ferramenta para o Manejo Integrado de Pragas - MIP. A consolidação do Workshop no Distrito Federal torná-lo-á como uns dos primeiros estados do país a ter esse tipo de Evento na área e contribuirá para ampliar as possibilidades de criar uma agricultura sustentável no DF. A aplicação de técnicas de manejo de pragas baseadas em semioquímicos tem grande demanda e possibilidade de sucesso devido ao tipo de agricultura que é desenvolvida no entorno, concentrada principalmente na produção de grãos, frutas e hortaliças. Boa parte desta produção destina-se ao mercado local para ser ingerida in natura, devendo assim apresentar menor teor de resíduos químicos. 

O workshop será aberto para estudantes e técnicos do DF e das OEPAS de todo o país, e pretende abranger do Sul ao Norte do Brasil. O workshop terá como palestrantes profissionais altamente capacitados e com larga experiência em estudos de Ecologia Química e técnicas analíticas. Segundo o pesquisador Miguel Borges, coordenador do curso, o controle biológico de pragas é um método racional e sadio. Essa tecnologia tem como premissa básica o investimento no uso de dispositivos naturais para o controle de insetos-praga de culturas agrícolas e, consequentemente, reduzir ao máximo o uso de defensivos químicos nas lavouras. No Brasil, as tecnologias baseadas no uso de feromônios já resultaram em mais de 15 produtos registrados e outros em fase de registro. A aplicação dessas tecnologias está em expansão para o controle de insetos-praga de diversas culturas agrícolas, como o dendê, a maçã, a goiaba, a uva, a cana-de-açúcar dentre várias outras, no Brasil e no exterior.

Pré-requisitos

É necessário ter conhecimentos de química – no mínimo, o curso de química geral e biologia

Objetivos

  • Formar recursos humanos na área de ecologia química para que atuem nesta área de pesquisa ou como difusores dos conhecimentos e técnicas da área aplicadas ao manejo de pragas agrícolas.
  • Apresentar aos participantes as técnicas de criação e manutenção de insetos para estudos de Ecologia Química.
  • Discutir as técnicas de Ecologia Química aplicada ao manejo de pragas agrícolas.
  • Sensibilizar à sociedade em geral e profissionais das áreas de agrotóxicos da importância da busca por métodos de controle de pragas que minimizem o uso de pesticidas na agricultura.
  • Discutir e trocar informações com os palestrantes e participantes sobre metodologias científicas aplicadas ao uso do semioquímicos no campo.

Informações de apoio

Alimentação – Sugere-se o restaurante da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia ou Praça da Alimentação do Shopping Boulevard.

 

EVENTO CANCELADO