Acervo

O foco principal do acervo da Biblioteca da Embrapa Rondônia concentra-se nas áreas de Sistemas Agroflorestais, Solos, Sementes, Cafeicultura, Medicina Veterinária, Fitopatologia, Fruticultura, Silvicultura, Pragas e Insetos. O acervo documental corresponde a aproximadamente 15 mil títulos, os quais podem ser encontradoss em diferentes tipologias documentais tais como: livros, Teses/Dissertações/Monografias, folhetos, séries, folders,  etc... Neste acervo encontra-se a produção técnica produzida e editada pela Embrapa Rondônia, denominada Memória Técnica da Embrapa Rondônia. Este material está tematicamente dividido:

Produção animal Produção vegetal Sistemas agroflorestais Café
43% 33% 15% 9%

 

Essas publicações estão catalogadas na base de dados referenciais AINFO, aplicativo desenvolvido pela Embrapa. Esta base está disponível on line, através da internet, pela interface da BDPA – Base de Dados da Pesquisa Agropecuária, a qual reúne toda a informação disponível nas 40 unidades centralizadas e descentralizadas da Embrapa. No site da BDPA é possível consultar o acervo referente a cada unidade da Embrapa e ter acesso a algumas publicações disponíveis na íntegra (a base de dados remete ao local de origem da publicação).

Bases de dados

Acervo geral da Embrapa

A Base de Dados de Pesquisa Agropecuária (BDPA) reúne todo o acervo da EMBRAPA. Permite a combinação de operadores booleanos e recursos como truncagem, mascaramento, busca por proximidade e por frase.

Infoteca

Base de dados que reúne as publicações editadas pela Embrapa, para transferência de tecnologia, disponíveis em texto integral.

AGRIS

Base de dados mantida pela FAO, com quase 3 milhões de registros bibliográficos, que cobre exclusivamente a área de ciência e tecnologia agrícola. Reúne referências bibliográficas que, por meio de links, direcionam o usuário ao texto integral da publicação, ou informações complementares recuperadas a partir dos recursos relacionados com a Internet.

Agricola - Base de Dados da NAL

AGRICOLA (AGRICultural OnLine Access) é uma base de dados bibliográfica criada pela National Agricultural Library e em cooperação com outras instituições. A produção da base de dados começou em 1970, mas os documentos datam do século 16 até a presente data. Descreve publicações sobre agricultura e disciplinas relacionadas, incluindo ciência animal e das plantas, entomologia, solo, recursos hídricos, economia agrícola, engenharia agrícola, produtos agrícolas, práticas alternativas de produção, alimentação e nutrição.

Base de Dados sobre Manejo de Recursos Naturais e Agricultura Sustentavel - CIAT/CGIAR

Base de literatura gris, instituições e especialistas dos projetos do CIAT (International Center for Tropical Agriculture) e do CGIAR (Consultative Group on International Agricultural Research).

Portal CAPES

A Embrapa oferece acesso ao Portal de Periódicos Capes, o qual disponibiliza acesso a textos completos de mais de 15 mil periódicos nacionais e internacionais, bem como a 80 bases de dados referenciais. A maioria dos títulos de periódicos encontra-se com textos na íntegra, com volumes retroativos desde o ano de 1995/96. As principais bases de dados referenciais são: Web of Science, CAB , FSTA, Biological Abstracts, Medline entre outras. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação científica e tecnológica.

Agrobase

É uma base de dados que contém descrição bibliográfica da literatura agrícola nacional, produzida em nível científico e extensão rural, com referências correntes e retrospectivas, fazendo a cobertura de 1870 até o momento. Desenvolvida e gerenciada pela CENAGRI - Coordenação Geral de Informação Documental Agrícola, órgão da Secretaria de Apoio Rural e Cooperativismo - SARC do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e com colaboração de outras instituições.

Produção científica da Embrapa

Base de Dados que reúne a literatura gerada pela área de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa, abrangendo livros, folhetos, teses, artigos de periódicos, trabalhos apresentados em eventos, documentos eletrônicos, sistemas de produção, etc.