Transferência de Tecnologia

O setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Rondônia através de suas ações busca contribuir para a promoção da inovação e o desenvolvimento sustentável da agropecuária. Neste sentido, concentra esforços para fazer com que os conhecimentos e soluções tecnológicas gerados pelas pesquisas desenvolvidas pela Embrapa alcancem o setor produtivo e beneficiem a sociedade brasileira. Nossa atuação se dá pela prospecção de demandas tecnológicas, qualificação e avaliação das tecnologias desenvolvidas, e ainda pela realização de ações voltadas para a divulgação e adoção das mesmas. Para tanto, buscamos a gestão integrada do conhecimento, por meio de parcerias com empresas de assistência técnica e extensão rural, organizações e instituições, públicas ou privadas, nas esferas federal, estadual e municipal.

A Transferência de Tecnologia está estruturada em dois setores:

Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia (SIPT)

Setor responsável por viabilizar a transferência de tecnologias, produtos e serviços desenvolvidos pela Embrapa para o setor produtivo, aplicando as políticas de comunicação empresarial, negócios tecnológicos e de informação da Empresa. Para tanto, são empregadas inúmeras estratégias, tais como: a realização de eventos técnicos (palestras, dias de campo, cursos etc.), instalação de unidades demonstrativas e contratos de cooperação técnica.

Adicionalmente, o setor participa ativamente no processo de gestão de ativos e de proteção da propriedade intelectual das soluções tecnológicas geradas ou adaptadas pela Unidade.

Telefones: (69) 3219-5051

 

Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias (SPAT)

Setor responsável por identificar problemas tecnológicos a serem objeto da programação de TT da unidade. Apoiar a construção de demandas tecnológicas a serem tratadas na agenda de P&D. Apoiar a chefia Adjunta de P&D e o CTI na análise de impacto ex-ante de projetos de pesquisa. Realizar e promover análise socioeconômica e ambiental de tecnologias geradas. Realizar a avaliação de impacto e do nível de adoção das tecnologias geradas. Elaborar e coordenar a execução de contratos de negócios.

Telefones: (69) 3219-5036

 

Acesse a página de Soluções Tecnológicas desesenvolvidas pela Embrapa Rondônia:

https://www.embrapa.br/rondonia/solucoes-tecnologicas

 

EQUIPE

 

Chefia Adjunta de Transferência de Tecnologia

Frederico José Evangelista Botelho (Chefe Adjunto)

 

Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias (SPAT)

Leonardo Ventura de Araújo (Supervisor)

Calixto Rosa Neto

Francisco de Assis Correa Silva

 

Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia (SIPT)

Davi Melo de Oliveira (Supervisor)

Denis Cesar Cararo

Rhuan Amorim de Lima

Vânia Beatriz Vasconcelos Oliveira

Wilma Inês de Franca Araújo