Pesquisa e Desenvolvimento

A Unidade vem contribuindo com o crescimento de Roraima através do seu programa de Pesquisa e Desenvolvimento. São diversas linhas, vinculadas às demandas das cadeias produtivas do agronegócio, da agricultura familiar e da agricultura indígena e que tem em comum o compromisso com o crescimento sustentável do estado.

Entre as principais pesquisas desenvolvidas estão:

Grãos - Quanto ao cultivo de grãos, a Unidade tem desenvolvido novas variedades de cultivares de soja, milho, arroz, feijão.

As pesquisas com arroz irrigado se destacam. A Unidade possui amplo conhecimento tecnológico para o lançamento de cultivares com tolerância ao uso de herbicidas, híbridos de alta produtividade com resistência a doenças e alta qualidade de grãos. Também estão sendo realizadas pesquisas com tipos especiais de arroz, como a variedade voltada para a culinária japonesa.

iLPF- Trabalhos desenvolvidos com o Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) colocam Roraima na vanguarda em relação a novas tecnologias, que permitem que áreas de floresta degradada sejam utilizadas na produção de grãos, madeira e pecuária

Agroenergia- São realizadas pesquisas inovadoras com a palmeira Inajá e avaliações do comportamento de cultivos alimentares intercalados à cultura da palma de óleo (dendê), que une complexos agroindustriais à produção familiar.

Comunidades indígenas - A Unidade trabalha nas comunidades indígenas com processos de transferência de tecnologias por meio do projeto de capacitação VAI (Valorização da Agricultura Indígena) e da instalação de Unidades de Produção Demonstrativa.

As capacitações incentivam a população a aproveitar os recursos existentes na terra, aumentando a quantidade e qualidade dos alimentos produzidos e proporcionando maior segurança alimentar às comunidades atendidas pelo projeto.

Extrativismo - A Embrapa Roraima vem estudando o manejo sustentável das castanheiras nativas, com a disseminação de boas práticas entre os produtores.

FBN - A Embrapa realiza trabalhos com Fixação Biológica do Nitrogênio em soja, arroz e em feijão-caupi, buscando sistemas de cultivo que minimizem ou evitem o uso de fertilizantes derivados do petróleo.

Fruticultura - Para o desenvolvimento da fruticulturano estado, foram feitos melhoramentos genéticos, selecionados cultivares promissores e desenvolvidas metodologias para produção de mudas, adubação e pós-colheita.

Ovinos – Atualmente, a Embrapa Roraima mantém um núcleo de conservação de ovinos da raça barriga-negra e umbanco de germoplasma.