Web Content Display Web Content Display

 

Em agosto de 2023, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou a Portaria Nº 865, instituindo o Programa Nacional de Controle da Ferrugem-asiática da Soja – Phakopsora pachyrhizi (PNCFS), estabelecendo o vazio sanitário, como medida para o controle do fungo causador da ferrugem-asiática da soja e o calendário de semeadura, como medida fitossanitária para racionalização do número de aplicações de fungicidas.
 
O vazio sanitário, de acordo com a Portaria nº 865, é o “período definido e contínuo em que é proibido cultivar, manter ou permitir, em qualquer estágio vegetativo, plantas vivas emergidas de uma espécie vegetal em um determinada área”. Nesse período, portanto, plantas voluntárias de soja devem ser eliminadas. O objetivo, no caso da ferrugem-asiática, é reduzir a população do fungo no ambiente na entressafra e assim atrasar a ocorrência da doença na safra.

O calendário de semeadura é definido como o “período único para as datas de início e término de semeadura de soja” (Art. 8º, § 1o da Portaria 865). O objetivo do calendário de semeadura é reduzir o número de aplicações de fungicidas ao longo da safra e, com isso, reduzir a pressão de seleção de resistência do fungo aos fungicidas. Populações menos sensíveis a fungicidas inibidores da desmetilação (IDM), inibidores de quinona externa (IQe) e inibidores da succinato desidrogenase (ISDH) já foram observadas no campo.

Semeaduras tardias de soja podem receber inóculo [esporos ("sementes") do fungo] já nos estádios vegetativos, exigindo a antecipação da aplicação de fungicida e demandando maior número de aplicações. Quanto maior o número de aplicações, maior a exposição dos fungicidas e maior a chance de acelerar o processo de seleção de populações resistentes a esses fungicidas.

Cabe à Secretaria de Defesa Agropecuária estabelecer anualmente, em ato normativo próprio, os períodos de vazio sanitário (de pelo menos 90 dias) e os calendários de semeadura de soja, em nível nacional (Art. 7o, § 2o e Art. 8º, § 2o da Portaria 865, respectivamente).

Os órgãos estaduais de defesa sanitária vegetal poderão apresentar propostas relativas aos períodos de vazio sanitário e de calendário de semeadura, no âmbito de seus estados, até o dia 31 de dezembro do ano anterior (Art. 7o, § 4o e Art. 8º, § 4o da Portaria 865, respectivamente).

O calendário de semeadura (ver figuras), para a safra 2023-2024, para 20 estados e para o Distrito Federal, foi estabelecido por meio da Portaria SDA Nº 840 de 07 de julho de 2023. Para cinco estados (BA, PR, RS, RO e SC) houve alteração no calendário, por meio da Portaria SDA/MAPA Nº 886, de 12 de setembro de 2023.

Em função das condições meteorológicas e por solicitação de alguns órgãos estaduais de defesa fitossanitária, o Mapa publicou outras três Portarias (968, 980 e 986) alterando o calendário dos seguintes estados: MT, GO, MS, PA, PI, TO e AC. O calendário de SC foi alterado por meio da publicação, pela CIDASC, da Resolução nº 4, de 20 de dezembro de 2023. Para o Paraná a Adapar informou que vai fazer um cadastramento dos produtores, via formulário no site, para autorizar a semeadura até 31/01.  Além das semeaduras experimentais, que continuam com a mesma forma de autorização.

PORTARIA SDA/MAPA Nº 986, DE 3 DE JANEIRO DE 2024
Altera o calendário de semeadura de soja, constante no anexo da Portaria SDA/MAPA nº 840, de 7 de julho de 2023.

PORTARIA SDA/MAPA Nº 980, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2023
Altera o calendário de semeadura de soja, constante no anexo da Portaria SDA/MAPA nº 840, de 7 de julho de 2023.

RESOLUÇÃO nº 04, de 20 de dezembro de 2023
Prorroga em caráter excepcional o calendário de semeadura de soja em Santa Catarina e dá outras providências.


PORTARIA SDA/MAPA Nº 968, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2023
Altera o calendário de semeadura de soja, constante no anexo da Portaria SDA/MAPA nº 840, de 7 de julho de 2023.

 

 

PORTARIA Nº 886, DE 12 DE SETEMBRO DE 2023 - Altera o calendário de semeadura da soja constante no anexo da Portaria SDA/MAPA Nº 840, de 07 de julho de 2023.

PORTARIA Nº 865, DE 2 DE AGOSTO DE 2023 - Institui o Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja - Phakopsora pachyrhizi (PNCFS) no âmbito do Ministério da Agricultura e Pecuária (revoga a PORTARIA Nº 306, DE 13 DE MAIO DE 2021)

PORTARIA Nº 840, DE 7 DE JULHO DE 2023 - Estabelece os calendários de semeadura de soja em nível nacional, referente a safra 2023/2024

PORTARIA Nº 781, DE 6 DE ABRIL DE 2023 Estabelece os períodos de vazio sanitário da soja no Brasil para o ano de 2023

PORTARIA Nº 820, DE 22 DE JUNHO DE 2023 - Altera o período de vazio sanitário da soja no RS para o ano de 2023

 

 

Períodos de vazio sanitário
Brasil e Paraguai
Clique aqui para fazer o download

 

  • MANEJO E PREVENÇÃO

    Ferrugem-asiática

    Confira as estratégias indicadas pela pesquisa para o manejo desta doença, considerada a mais severa da cultura, podendo causar perdas de até 90% de produtividade se não controlada.
  • Consórcio Antiferrugem

    O Consórcio Antiferrugem conta com aproximadamente 100 laboratórios cadastrados em todo o Brasil, capacitados para identificar a ferrugem-asiática da soja.
  • Notas técnicas e artigos

    Acesse as notas técnicas, esclarecimentos oficiais e artigos nacionais e internacionais da Embrapa e parceiros sobre a importância da adoção do vazio sanitário e da calendarização da semeadura.

Listador de Publicação Listador de Publicação

Publication

Ferrugem asiática da soja; Sintomas; Condições de desenvolvimento; Monitoramento; Ocorrências de ferrugem asiática na safra; Manejo; Adoção do vazio s...

Publication

Doenças causadas por fungos: Antracnose (Colletotrichum truncatum); Cancro da haste (Diaporthe aspalathi e Diaporthe caulivora); Crestamento foliar de...

Outras publicações sobre manejo de doenças da soja | Acesse aqui →

Listador de Video do Youtube Listador de Video do Youtube

Video

O pesquisador Maurício Meyer, da Embrapa Soja, e o pesquisador Auster Farias, da Embrapa Cerrados, abordam a questão do quebramento da haste ou tombamento da soja, em Mato Grosso. Eles vem fazendo visitas a lavouras ...   More...

From: Soja Radar da Tecnologia     Posted in: 14/12/2022     Views: 904


Video

O Consórcio Antiferrugem acaba de produzir um vídeo sobre algumas estratégias de manejo da ferrugem-asiática da soja.

From: Soja Radar da Tecnologia     Posted in: 06/06/2019     Views: 1142


Video

O pesquisador Rafael Moreira Soares, da Embrapa Soja, apresenta neste vídeo como identificar os sintomas das principais doenças da soja.

From: Soja Radar da Tecnologia     Posted in: 02/05/2019     Views: 44907


Video

A pesquisadora Claudine Seixas fala sobre as estratégias de manejo que devem ser utilizadas para controle da ferrugem-asiática da soja.

From: Soja Radar da Tecnologia     Posted in: 20/12/2018     Views: 4025