Estágios e bolsas

A Embrapa Solos oferece oportunidades de estágio, na cidade o Rio de Janeiro e em Recife, nas modalidades previstas pela lei 11.788/2008, que compreende estágios obrigatórios e não obrigatórios, de níveis médio e superior e pós-graduação. Em todos os casos, é necessária a existência prévia de convênio entre a Embrapa e a instituição de ensino do estudante. Para as atividades dos alunos de Pós-Graduação, é necessário que o tema da tese esteja vinculado a um projeto de pesquisa da Embrapa Solos.

Além da Área de P&D, os estudantes podem se candidatar para atuar na Área de Suporte a Pesquisa, dentre elas: Gestão de Pessoas, Biblioteca, Compras e Patrimônio, Informática, Comunicação, Apoio Logístico, Laboratórios e Transferência de Tecnologia. 

Convênios

A instituição de ensino interessada em celebrar convênio com a Embrapa deve procurar a unidade mais próxima de sua região. O contrato celebrado será válido para as demais unidades da Embrapa no país.

Tipos de Estágio

Estágios obrigatórios

São aqueles definidos como tal no projeto pedagógico do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma. Não são contemplados com bolsa e/ou auxílio transporte.

Estágio não-obrigatórios

São aqueles desenvolvidos como atividade opcional, acrescida à carga horária regular. Nessa caso, a Embrapa oferece bolsa e auxílio transporte, cujos valores serão informados ao candidato posteriormente.

Benefícios Oferecidos

Seguro contra acidentes pessoais; Utilização de laboratórios, biblioteca, entre outros espaços destinados à pesquisa.

Carga Horária (semanal)

Os estágios poderão ser realizados com as cargas horárias de 20 ou 30 horas semanais.
Excepcionalmente serão aceitos estágios com carga horária de 40 horas semanais, porém somente poderão ser realizados por estagiários cujos cursos alternam teoria e prática, nos períodos em que não estão programadas aulas presenciais, desde que isso esteja previsto no Projeto Pedagógico do Curso.

 

Seleção

A seleção de estagiários e bolsistas seguirá o seguinte calendário:

1º ciclo

Seleção: 25/02/19 a 15/03/19

2º ciclo

Seleção: 06/05/19 a 17/05/19

3º ciclo

Seleção: 01/07/19 a 12/07/19

4º ciclo

Seleção: 02/09/19 a 13/09/19

5º ciclo

Seleção: 01/11/19 a 14/11/19

Para participar do processo seletivo, os candidatos deverão obrigatoriamente cadastrar seus currículos em nosso sistema e terão validade pelo período de 1 (um) ano. Antes de cadastrar o seu currículo, certifique-se junto a sua Instituição de Ensino se existe Convênio de Concessão de Estágios em vigor.

Clique aqui para cadastrar o seu Currículo.

Para formalizar a concessão de estágio na Embrapa é utilizado o Termo de Compromisso de Estágio de Complementação Educacional, que é um instrumento jurídico próprio da Empresa, nas modalidades "obrigatório" e "não obrigatório". O documento poderá ser celebrado por um prazo de 1 (um) a 6 (seis) meses, podendo ser renovado mediante a assinatura de Termo Aditivo, até o limite de 2 (dois) anos.

Término do Estágio

O Estagiário deverá até o término de seu estágio apresentar os documentos de encerramento abaixo listados. A não entrega dos documentos implicará em não confecção do Certificado de Estágio.


De acordo com as Normas de Estágio da Embrapa, no encerramento de seu estágio, o estudante deverá fazer o fechamento do estágio junto à Coordenação de Estágios no SGP, apresentando os seguintes documentos:


•         Folhas de frequência;
•         Ficha de Avaliação do Orientador;
•         Ficha de Avaliação do Estagiário;
•         Crachá;
•         Formulário de Finalização.


Em caso de dúvida enviar e-mail para cnps.estagio@embrapa.br.


Leis e Normas de Estágio

Lei 11.788/2008 - Lei sobre Estágio de Estudantes

Cartilha esclarecedora sobre a Lei de Estágio: Lei 11.788 de 2008

Norma de Estágio da Embrapa