Web Content Display

XIV Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos: RCC de Goiás e Tocantins

Web Content Display

As Reuniões de Classificação e Correlação de Solos (RCCs) são eventos promovidos pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), em conjunto com seus núcleos regionais. Tradicionalmente, têm sido organizadas por várias instituições de ensino e pesquisa nacionais, destacando-se a Embrapa Solos.

No cenário nacional, as RCCs têm desempenhado relevante papel nos processos de desenvolvimento e aperfeiçoamento do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), reunindo os principais pedólogos e outros especialistas em áreas correlatas do País para este fim, além de profissionais que atuam no ensino de solos das diversas instituições brasileiras. Além de contribuírem para a uniformização de critérios e conceitos taxonômicos no SiBCS, permitem aos participantes do evento conhecer ecossistemas e solos pouco estudados no País.

O evento constitui oportunidade única de congregar especialistas, professores, pesquisadores e estudantes que atuam na área de Pedologia e Ciência do Solo, promovendo maior interação e ampliando a comunicação interpessoal e institucional. Permite também, aos profissionais que atuam em outras regiões, o contato direto com ambientes distintos de sua realidade, contribuindo para o aprendizado na avaliação de vulnerabilidades e potencialidades para uso agrícola, e ampliação dos conhecimentos sobre atributos, gênese, manejo e conservação dos solos.

Desde a realização da primeira RCC, em 1978, esses eventos somaram-se aos conhecimentos gerados nos levantamentos de solos e de pesquisas sobre gênese, morfologia e métodos analíticos no Brasil, os quais culminaram com a primeira edição do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), em 1999. Atualmente, o SiBCS encontra-se na sua quinta edição, publicada em 2018.

Nesse contexto, visando dar continuidade à integração dos conhecimentos de solos em escala nacional, instrumento indispensável ao desenvolvimento do SiBCS, a XIV Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos (XIV RCC) será realizada nos estados de Goiás e Tocantins, entre os dias 8 e 15 de outubro de 2022. Contemplará regiões diversas e muito distintas do bioma Cerrado, incluindo tanto ambientes sob vegetação de Cerrado propriamente dita, quanto campos de altitude e planícies aluvionares do Rio Araguaia, além de ambientes com vegetação florestal inclusos nos limites deste bioma.

A organização da XIV RCC está a cargo da Universidade Federal de Goiás (UFG), Embrapa Pesca e Aquicultura, Embrapa Solos, Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Embrapa Arroz e Feijão e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), sendo promovida pela SBCS e pelo seu Núcleo Regional Centro-Oeste.

Dada a relativamente recente publicação da quinta edição do SiBCS (Embrapa, 2018), a RCC de Goiás e Tocantins possibilitará validar alterações inseridas nessa edição e prover conhecimentos importantes para o desenvolvimento de futuras edições, bem como estimular pesquisas em diferentes campos da Ciência do Solo.

Como nas RCCs anteriores, serão realizados vários estudos com as amostras de solos dos perfis selecionados para o evento, congregados no documento intitulado “Guia de Campo da XIV Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos, estados de Goiás e Tocantins”, que será distribuído aos participantes do evento para embasar as várias discussões, cujo foco principal é a atualização do SiBCS. Tais estudos englobam desde caracterizações ambientais (vegetação, geologia, geomorfologia), físico-hídricas, químicas, físicas, micromorfológicas e mineralógicas, até a avaliação da aptidão agrícola das terras e a comparação com outros sistemas taxonômicos de classificação de solos, dentre outros. Além de prover dados e informações para embasar as discussões focadas na validação e aperfeiçoamento do SiBCS, os estudos contribuirão para melhor conhecer os solos e ambientes da região percorrida, além de possibilitar novas parcerias científicas para futuras pesquisas.

 

Web Content Display

A XIV RCC tem como objetivos principais contribuir para o aprimoramento do SiBCS e aprofundar e divulgar os conhecimentos sobre os solos do bioma Cerrado do Planalto Central do Brasil, assim como estimular o desenvolvimento de pesquisas em solos e promover o intercâmbio entre pesquisadores, professores e outros profissionais de áreas correlatas, ampliando os canais de cooperação científica e divulgação da Ciência do Solo.