Apresentação

Esta página contem diversas informações referentes ao tema Classificação de Solos do Brasil. Portanto,  conta com uma abordagem geral do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), bem como aspectos da formação do solo, dos atributos do solo e das diferentes classes de solo encontradas no território brasileiro, além de diversos assuntos relacionados ao tema.

O SiBCS é um sistema taxonômico de solos, hierárquico, multicategórico e aberto, com a finalidade de classificar todos os solos existentes no Brasil. Sua chave é composta por 6 níveis categóricos de classificação: Ordem, Subordem, Grande Grupo, Subgrupo, Família e Série.

Sob coordenação da Embrapa Solos e o esforço conjunto de profissionais diversas instituições de pesquisa e ensino do Brasil, atuantes na área de gênese, morfologia e classificação de solos, o SiBCS está em sua quinta edição.

As informações presentes nesta página constituem uma base informativa prática e rápida que tem o objetivo de contribuir para que o público interessado conheça um pouco sobre os solos brasileiros e sua classificação. É importante, no entanto, que no campo ou no caso de estudos mais detalhados o livro impresso do SiBCS seja consultado. O exemplar digital do SiBCS pode ser baixado gratuitamente nos formatos Epub e PDF (disponível também na versão em inglês).

 

Web Content Display

As Reuniões de Classificação e Correlação de Solos (RCCs) são eventos promovidos pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), em conjunto com seus núcleos regionais. Tradicionalmente, têm sido organizadas por várias instituições de ensino e pesquisa nacionais, destacando-se a Embrapa Solos.

No cenário nacional, as RCCs desempenham papel relevante nos processos de desenvolvimento e aperfeiçoamento do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), reunindo os principais pedólogos e outros especialistas em áreas correlatas do País para este fim, além de profissionais que atuam no ensino de solos das diversas instituições brasileiras. Além de contribuírem para a uniformização de critérios e conceitos taxonômicos no SiBCS, permitem aos participantes do evento conhecer ecossistemas e solos pouco estudados no País.

Nesse contexto, visando dar continuidade à integração dos conhecimentos de solos em escala nacional, instrumento indispensável ao desenvolvimento do SiBCS, a XIV Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos (XIV RCC) foi realizada nos estados de Goiás e Tocantins, entre os dias 8 e 15 de outubro de 2022. Contemplou regiões diversas e muito distintas do bioma Cerrado, incluindo tanto ambientes sob vegetação de Cerrado propriamente dita, quanto campos de altitude e planícies aluvionares do Rio Araguaia, além de ambientes com vegetação florestal inclusos nos limites deste bioma.

Acesse a página do evento e saiba mais.