ORDEM: ORGANOSSOLOS

SUBORDEM: ORGANOSSOLOS TIOMÓRFICOS
 

GRANDES GRUPOS:
 

ORGANOSSOLOS TIOMÓRFICOS Fíbricos
 

Solos que apresentam material orgânico fíbrico na maior parte dos horizontes ou camadas dentro de 100 cm da superfície do solo. Têm 40 % ou mais de fibras esfregadas por volume e índice pirofosfato igual ou maior que 5 (exceto quando o volume de fibras for igual ou superior a 75 %). O material fíbrico é usualmente classificado na escala de decomposição de von Post nas classes 1 a 4 (Anexo B), e apresenta cores (avaliadas pelo método do pirofosfato de sódio) com valores e cromas de 7/1, 7/2, 8/1, 8/2 ou 8/3 (Munsell…, 1994, p. 10YR).

ORGANOSSOLOS TIOMÓRFICOS Hêmicos
 

Solos que apresentam material orgânico hêmico na maior parte dos horizontes ou camadas dentro de 100 cm da superfície do solo. O teor de fibra esfregada varia de 17 % a < 40 % por volume. O material hêmico é usualmente classificado na escala de decomposição de von Post na classe 5 ou 6 (Anexo B).

ORGANOSSOLOS TIOMÓRFICOS Sápricos
 

Solos que apresentam matérial orgânica sáprico na maior parte dos horizontes ou camadas, dentro de 100 cm da superfície do solo. O teor de fibras esfregadas é menor que 17 %, por volume, e o índice pirofosfato é menor ou igual a 3. O material sáprico é usualmente classificado na escala de decomposição de von Post na classe 7 ou mais alta (Anexo B), e apresenta cores (avaliadas pelo método do pirofosfato de sódio) com valores 7 ou menores, exceto as combinações de valor e croma de 5/1, 6/1, 6/2, 7/1, 7/2, ou 7/3 (Munsell…, 1994, p. 10YR).

 

SUBORDEM: ORGANOSSOLOS FÓLICOS
 

GRANDES GRUPOS:
 

ORGANOSSOLOS FÓLICOS Fíbricos
 

Solos que apresentam material orgânico constituído de fibras, facilmente identificável como de origem vegetal, na maior parte dos horizontes ou camadas dentro de 100 cm da superfície do solo.

ORGANOSSOLOS FÓLICOS Hêmicos
 

Solos que apresentam material orgânico hêmico na maior parte dos horizontes ou camadas dentro de 100 cm da superfície do solo.

ORGANOSSOLOS FÓLICOS Sápricos
 

Solos que apresentam material orgânico sáprico na maior parte dos horizontes ou camadas dentro de 100 cm da superfície do solo.

 

SUBORDEM: ORGANOSSOLOS HÁPLICOS
 

GRANDES GRUPOS:
 

ORGANOSSOLOS HÁPLICOS Fíbricos
 

Solos que apresentam material orgânico fíbrico na maior parte dos horizontes ou camadas dentro de 100 cm da superfície do solo. (KÄMPF & SCHNEIDER, 1989, p. 230, unidade Torres 4).

ORGANOSSOLOS HÁPLICOS Hêmicos
 

Solos que apresentam material orgânico hêmico na maior parte dos horizontes ou camadas dentro de 100 cm da superfície do solo. (KÄMPF & SCHNEIDER, 1989, p. 230, unidade Barcelos 1).

ORGANOSSOLOS HÁPLICOS Sápricos
 

Solos que apresentam material orgânico sáprico na maior parte dos horizontes ou camadas dentro de 100 cm da superfície do solo. (KÄMPF & SCHNEIDER, 1989, p. 230, unidade Caldas 1).