Tendências em avicultura e suinocultura | Agropensa

Tendências são eventos cuja perspectiva de direção é suficientemente consolidada e visível para se admitir sua permanência no período considerado (ex.: aumento da expectativa de vida). São movimentos bastante prováveis de um ator ou variável dentro de um horizonte de estudo (Godet, 2006).

Sendo um movimento, a tendência é algo dinâmico, não imutável. Esse movimento pode ser espontâneo, determinado por condicionantes históricos ou induzido por um fator externo especifico, como legislações, campanhas de comunicação ou comportamento de clientes. A tendência está relacionada, necessariamente, com mudanças, sejam elas de comportamento, de consumo, de escala ou mesmo de padrão econômico. A tendência sempre nos remete a uma ideia de futuro e pode alterar os cenários, tornando-se um sinalizador importante sobre o surgimento de novas oportunidades de negócios.

As tendências aqui apresentadas são fruto de um trabalho conjunto do corpo técnico científico da Embrapa Suínos e Aves. Torna-se imprescindível esclarecer que, devido a limitação de recursos físicos, humanos e financeiros, nem todas as tendências citadas fazem parte da carteira de projetos da Unidade. A intenção é apenas repassar a informação sobre os futuros desdobramentos das pesquisas nas áreas de avicultura e suinocultura.



Leia também duas notas técnicas sobre tendências em avicultura e suinocultura:

Web Content Display

Com o objetivo de subsidiar a definição de novas ações estratégicas em CT&I no desenvolvimento da agricultura e contribuir até 2030 para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Nações Unidas, a Embrapa apresenta este documento intitulado Visão 2030: o futuro da agricultura brasileira, que contempla, de forma sucinta e estruturada, os resultados do monitoramento do ambiente externo e da produção de informações estratégicas para o apoio à tomada de decisões nos setores público e privado que atuam na agricultura do País.

Clique na imagem para baixar a publicação no formato .pdf:

Conheça, também, a versão eletrônica do documento em um site especial que a Embrapa preparou com sua "Visão 2030" clicando na imagem a seguir: