Web Content Display

O Campo Experimental de Itaporanga, também conhecido como Reserva do Caju, tem 1.030 hectares, e está situado no município de Itaporanga d'Ajuda, SE, às margens da Rodovia SE100, km 3 (11°07'S e 37°11'W), no Litoral Sul de Sergipe, a 28 km de Aracaju.

O Campo tem como objetivos realizar pesquisa, desenvolvimento, validação e transferência de tecnologias e práticas agrícolas agroecológicas sustentáveis; manejo ecologicamente sustentável do uso do solo em agroecossistemas; sediar bancos ativos de germoplasma de plantas tropicais; sediar um espaço de integração, formação e informação científico-ambiental; sediar o Centro de Referência Agroecológica do Litoral Sul de Sergipe; e conservar amostra da Biodiversidade e paisagens do Litoral sul de Sergipe.

O campo experimental de Itaporanga d'Ajuda abriga, além de áreas destinadas à pesquisa e manutenção de recursos genéticos, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Caju, uma área de 763,37 destinada à conservação de caráter permanente. A Embrapa Tabuleiros Costeiros é a primeira Unidade da Embrapa a possuir uma RPPN federal. O reconhecimento oficial foi feito em 2011 pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).