Gestão de Dados e Informação Espacial

 

A área de Gestão de Dados e Informação Espacial (GDIE) concentra o acervo bibliográfico e cartográfico da Embrapa Territorial. Ela é dedicada ao gerenciamento e administração dos dados e informações técnico-científicos produzido, mantido e consumido pela Unidade (e para o seu público), para a pesquisa, a transferência de tecnologias e suas transversalidades. Concentra a gestão de produtos, serviços e processos relativos à organização da informação. Incluindo atividades de levantamento, identificação, classificação, processamento, armazenamento e disseminação de dados e informação, sejam eles digitais ou analógicos.

Objetivos

⦁    Garantir a curadoria dos dados e informações geoespaciais da Embrapa Territorial;
⦁    Garantir o armazenamento, acesso, disseminação e uso dos dados e informações geoespaciais;
⦁    Garantir o registro, armazenamento e compartilhamento dos dados geoespaciais (metadados) por meio do repositório Geoinfo.

O acervo bibliográfico conta com de cerca de 4.000 títulos, entre eles a produção científica da Unidade, composta de livros, periódicos, dissertações e teses, folhetos, multimeios e publicações eletrônicas.

Em seu acervo cartográfico encontram-se disponíveis cerca de 20 mil itens, nos seguintes tipos de materiais cartográficos: imagens de satélite; fotografias aéreas, Mapas Topográficos nas escalas: 1:1000.000, 1:250.000, 1:100.000, 1:50.000, Coleções do Radam Brasil e Mapas Temáticos produzidos pela Unidade. Como destaque, a área possui uma coleção com 30.480 fotografias aéreas do estado de São Paulo do ano de 1971.

Para fazer buscas no acervo cartográfico, clique aqui