Sistema de Calibração e Correção Atmosférica Multissensor (SCCAM).

Com base nos resultados de pesquisas em Sensoriamento Remoto, destacando os resultados do projeto AGSPEC, bem como a necessidade premente de utilização de dados de alto nível de sensores óticos multibandas para aplicações semi-quantitativas voltadas ao uso em soluções de mapeamento e monitoramento de última geração, a Embrapa Monitoramento por Satélite desenvolveu o Sistema de Calibração e Correção Atmosférica Multissensor (SCCAM). O SCCAM encontra-se em fase de implantação e testes e foi planejado inicialmente para atender projetos e demandas da Embrapa e instituições parceiras. Opera possibilitando a calibração e correção de dados de sensores remotos através de um fluxo de processos e algoritmos encadeados. Por meio da internet, o usuário pode acessar o acervo de imagens disponíveis no sistema na forma de repositório dos dados já processados ou requisitar o procedimento junto à Embrapa Monitoramento por Satélite. As imagens são disponibilizadas via "download" no formato "geotiff". Tanto o acesso ao acervo, quanto a requisição de processamento de imagens obedecem a normas de direito de uso e distribuição, aos critérios prioritários envolvendo parcerias da Embrapa, bem como a capacidade de processamento do referido sistema. O usuário pode acessar o sistema on-line de maneira interativa via WebGis na página http://mapas.cnpm.embrapa.br/labspec/sccam/app.html.

Sensores de cunho estratégico e acesso gratuito, como as séries do satélite Landsat, são disponibilizados livremente mediante aceite de termos de uso.

O SCCAM possibilita a transformação de dados brutos (ND - números digitais) para valores de radiância (Lsen), consequente correção dos efeitos da atmosfera e a conversão em reflectância de superfície (ρsup). Esse tipo de tratamento confere ao conjunto de dados características únicas, possibilitando o uso semi-quantitativo das imagens multibandas através da capacidade de identificação de valores biofísicos intrínsecos aos alvos. A correção atmosférica age ainda como normalizador do conjunto de dados, extraindo influências espúrias como efeitos de retroespalhamento da radiação eletromagnética ou presença de aerossóis. Como vantagem, permite o uso adequando de séries multitemporais de imagens em diferentes condições de tempo, a aplicação de cálculos para estimativa da quantidade de determinado componente bioquímico no alvo, bem como análises comparativas de diferentes cenas sobre extensas áreas em bases de dados isonômicos. Dessa forma, a proposta da Embrapa Monitoramento por Satélite, com o SCCAM, é aprimorar e ampliar o uso de dados multissensor em alto nível, evoluindo e procurando auxiliar a comunidade de geotecnologias no alcance de cada vez melhores resultados. Maiores detalhes técnicos sobre os métodos e procedimentos correlacionados ao SCCAM podem ser encontrados em publicações correlatas. Sugestões para aprimoramento podem ser enviadas para: contato – luiz.vicente@embrapa.br.

 

Equipe

Coordenação

Luiz Eduardo Vicente (Embrapa CNPM)

Equipe Técnica

Daniel Gomes (Embrapa CNPM)

Davi de Oliveira Custódio (Embrapa CNPM)

Pedro Romildo da Costa (Embrapa CNPM)

Fernando Antônio de Pádua Paim (Embrapa CNPM)

Bolsistas e Estagiários

Maristella Cruz de Moraes

Vinícius Castilho Santos

Paolla Pierin Bensuanski

Thaís Maria Gonçalves Rocha

Odair Cancian Filho