Responsabilidade Socioambiental
Ao longo de sua história a atuação da Embrapa tem sido marcada pela quebra de paradigmas na busca de conhecimentos e de soluções tecnológicas para a agricultura brasileira, mas sem nunca esquecer sua responsabilidade com o meio ambiente e a sociedade.
Na Embrapa Trigo a elaboração e a execução dos projetos são pautadas pelo tripé Econômico-Ambiental-Social. Desta forma, são desenvolvidas tecnologias capazes de gerar renda ao produtor, com o menor impacto ao meio ambiente e primando pela qualidade de vida e bem estar de todos os envolvidos no processo.
Entre os melhores exemplos estão as ações de conservação de solo, integração lavoura-pecuária como diversificação de renda, rastreabilidade e monitoramento da produção de trigo, manejo integrado para uso racional de defensivos e insumos, rede de validação de tecnologias para a competitividade do trigo na agricultura familiar, entre outros projetos em andamento.
Para alcançar os melhores resultados, a Embrapa Trigo investe no intercâmbio de conhecimentos com diversas instituições parceiras, através de capacitações com a assistência técnica (Emater/RS, cooperativas, secretarias de agricultura, técnicos da reforma agrária, merendeiras e organizações da agricultura familiar), em eventos técnico-científicos com outras instituições de ensino e pesquisa, além da valorização da iniciação científica com bolsas e estágios do ensino médio à pós-graduação.
Na comunidade regional, a empresa mobiliza voluntariamente o quadro de empregados em ações como o Natal Solidário, Papai Noel dos Correios e doações mensais e entidades assistenciais cadastradas.
Para saber mais, acesse o Balanço Social da Embrapa.