Sobre o Serviço

Este serviço foi desenvolvido com a finalidade de disponibilizar ao público em geral os dados de passaporte bem como informações de caracterização e avaliação da coleção de videiras da Embrapa Uva e Vinho.

O presente serviço é composto por quatro menus: "Apresentação", "Método de Avaliação", "Pesquisa" e "Sobre o Serviço".

No menu "Apresentação" é fornecida uma breve descrição do Banco Ativo de Germoplasma de Uva – BAG-Uva, mantido pela Embrapa Uva e Vinho, bem como informações sobre o que está sendo disponibilizado e os responsáveis pela coordenação do banco.

No menu "Método de Avaliação", inicialmente, são descritas as condições sobre as quais foram feitas as avaliações. Logo após é mostrado um quadro com as características disponibilizadas e a descrição dos critérios usados para caracterização e avaliação dos acessos de videira do BAG-Uva.

No menu "Pesquisa" o usuário poderá realizar buscas por materiais de seu interesse. Este menu será detalhado a seguir.

Finalmente, no menu "Sobre o Serviço", estão disponíveis este manual bem como a versão do serviço, equipe envolvida e informações relacionadas com direito autoral.

Utilizando a pesquisa do BAG-Uva

Pesquisa simples

Na pesquisa simples é possível realizar a busca textual por acesso ou por introdução.

Na pesquisa simples por acesso o usuário tem três opções:

  • Deixar o campo de busca vazio: a busca apresentará os nomes dos acessos bem como os seus sinônimos;
  • Digitar um único caractere: a busca apresentará todos os nomes e sinônimos dos acessos cujo caractere inicial coincidir com o digitado;
  • Digitar vários caracteres: a busca apresentará todos os nomes e sinônimos que contiverem o termo digitado.

Na pesquisa simples por introdução o usuário terá que digitar o nome completo da introdução que deseja encontrar para recuperá-la.

Pesquisa avançada

Na pesquisa avançada, a busca é realizada por determinadas características do material. Esta pesquisa pode ser realizada por copa ou porta-enxerto.

Na pesquisa avançada por copa, é fornecido um formulário contendo nove itens: Espécies, Término da maturação, Cor da uva, Açúcares totais, Acidez total, Antracnose, Míldio, Podridão ácida e Botrytis. Ao submeter o formulário serão apresentados os acessos do grupo copa que satisfazem as características selecionadas. Se o usuário não selecionar nenhuma opção, os nomes de todos os acessos do grupo copa serão apresentados.

Na pesquisa avançada por porta-enxerto, é fornecido um formulário contendo três itens: Início de brotação, Antracnose e Míldio. Ao submeter o formulário, serão apresentados os acessos do grupo porta-enxerto que satisfazem as características selecionadas. Se o usuário não selecionar nenhuma opção, os nomes de todos os acessos do grupo porta-enxerto serão apresentados.

Para obter as informações disponibilizadas dos materiais recuperados, basta clicar sobre os mesmos.

Ao selecionar no nome de um dos materiais recuperados pela pesquisa, as informações relacionadas a ele serão apresentadas.

Inicialmente, são disponibilizados o nome do acesso e foto, se disponível, do material recuperado. As demais informações estão agrupadas em quatro itens: Disponibilidade para Intercâmbio, Dados de Passaporte, Local e Período de Avaliação e Características.

O item "Disponibilidade para Intercâmbio" indica se a introdução está ou não disponível para intercambio.

O item, "Dados de Passaporte", apresenta informações como Nome do acesso, Sinonímias, Data de introdução, Introdução, Procedência, Espécie e Uso.

O item "Local e Período de Avaliação" informa a localidade onde foi feita a caracterização do material e os períodos em que a mesma foi realizada.

O item, "Características", apresenta informações agrupadas que variam de acordo com o tipo do material: copa ou porta-enxerto.

Para materiais tipo copa, são sete agrupamentos: "Flor", "Comportamento fenológico", "Cacho", "Produção", "Baga", "Características químicas" e "Incidências de doenças".

  • Flor: é apresentado o tipo de flor do material;
  • Comportamento fenológico: são fornecidos o início da brotação, início da floração, início da maturação, término da maturação e período entre a brotação e colheita;
  • Cacho: são fornecidos os dados de tamanho, forma e compacidade do cacho;
  • Produção: é fornecida a produção do acesso.
  • Baga: são fornecidos o tamanho, forma, cor, tipo de polpa e sabor da baga como também a informação sobre a presença de semente;
  • Características químicas: são fornecidos os dados de açúcares totais, acidez total e pH;
  • Incidências de doenças: são fornecidos dados sobre a incidência de antracnose, mildio, oídio, botrytis e podridão ácida.

Abaixo de cada informação, é fornecido um gráfico que mostra, no caso dos ítems dos agrupamentos "Flor", "Cacho", "Baga" e "Incidências de doenças" a razão entre o número de casos do determinado dado pelo número total de acessos do grupo copa. Nos demais agrupamentos, "Comportamento fenológico", "Produção" e "Características químicas", o gráfico mostra a posição do determinado dado em relação ao valor mínimo e máximo do item em questão, dentro dos acessos do grupo copa. Para visualizar os valores da razão e dos valores mínimos e máximos basta passar o mouse sobre o gráfico.

Para materiais do tipo porta-enxerto, são apresentados quatro agrupamentos: "Flor", "Comportamento fenológico", "Incidências de doenças" e "Produção".

  • Flor: é apresentado o tipo de flor do material;
  • Comportamento fenológico: são fornecidos o início da brotação, início da maturação do sarmento e início da queda das folhas;
  • Incidências de doenças: são fornecidos dados sobre a incidência de antracnose e míldio;
  • Produção: é fornecido a produção de estacas.

Abaixo de cada informação, é fornecido um gráfico que mostra, no caso dos itens dos agrupamentos "Flor" e "Incidências de doenças" a razão do número de casos do determinado dado pelo número total de acessos do grupo porta-enxerto. Nos demais agrupamentos, "Comportamento fenológico" e "Produção", o gráfico mostra a posição do determinado dado em relação ao valor mínimo e máximo do item em questão dentro dos acessos do grupo porta-enxerto. Para visualizar os valores da razão e dos valores mínimos e máximos basta passar o mouse sobre o gráfico.

 

Banco Ativo de Gesmoplasma de Uva

©Copyright 2017 Embrapa

Umberto Almeida Camargo | Criação e implantação do BAG-Uva

Patricia Silva Ritschel | Conservação, caracterização e avaliação do BAG-Uva

João Dimas Garcia Maia | Conservação, caracterização e avaliação do BAG-Uva e Curadoria - Germoplasma de Videira

Vera Quecini | Conservação e propagação in vitro do BAG-Uva

Carlos Alberto Ely Machado | Gestor da Base de Dados do BAG-Uva

Daniela Dal Bosco | Conservação e propagação in vitro do BAG-Uva

Iraci Sinski | Conservação e propagação in vitro do BAG-Uva

Valtair Comachio | Conservação em casa de vegetação, coleta e informatização de dados do BAG-Uva

Roque Zilio | Coleta de dados do BAG-Uva