Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas

Histórico das Edições Anteriores

O Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas é um evento realizado em parceria entre a Embrapa, através de suas Unidades Uva e Vinho e Clima Temperado, Emater-RS, Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Rio Grande do Sul e Prefeitura Municipal de Vacaria, com diversas instituições apoiadoras. Trata-se de um evento de grande importância para a divulgação e o desenvolvimento tecnológico e econômico das espécies conhecidas como "pequenas frutas" de clima temperado, tais como o morango, a amora-preta, a framboesa e o mirtilo. 

Por serem espécies, em sua maioria, ainda pouco conhecidas, tanto nos aspectos tecnológicos de produção quanto para sua comercialização, é fundamental a discussão e o intercâmbio de informações de forma a contribuir para a viabilização do cultivo destas espécies no Brasil. Em 2002, foi realizado o 1º Seminário Regional sobre Pequenas Frutas, tendo evoluído em 2003, para o 1º Seminário Brasileiro. Após a 3ª edição, em 2005, tem se mantido a periodicidade bianual.

I Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas

Com o objetivo de contribuir para a consolidação das pequenas frutas como alternativas viáveis de incremento da renda do pequeno e médio produtor rural através da discussão dos principais fatores limitantes da produção destas espécies, o I Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas aconteceu em 22 de maio de 2003, no Clube Guarani em Vacaria, RS. Em torno de 300 pessoas estiveram presentes participando de palestras sobre a produção, manejo e mercado sobre as pequenas frutas.

Anais do Evento

II Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas

Em 2004 aconteceu o II Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas, no dia 25 de maio, no Auditório do Clube Guarani em Vacaria - RS. O foco do evento foi discutir as principais dificuldades tecnológicas e suas alternativas de solução, buscando viabilizar o cultivo de pequenas frutas de clima temperado. Estiveram presentes cerca de 300 pessoas, sendo a maioria, agricultores familiares que buscavam alternativas para incrementar e melhorar suas produções.

Anais do Evento

Fotos
 

III Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas

O III Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas foi realizado 31 de maio de 2005, no Jockey Clube de Vacaria O objetivo foi discutir os principais gargalos tecnológicos e suas alternativas de solução, com vistas à viabilização do cultivo de pequenas frutas de clima temperado. Essa edição superou a expectativa de público alcançando a marca de 486 participantes e confirmando a importância e o crescimento do cultivo de pequenas frutas no Brasil. Uma das novidades nessa edição foram os resumos relacionados às experiências em áreas relacionadas às Pequenas Frutas.

Anais do Evento

Fotos(6) foto2 foto3 foto4 foto5 foto6

 

IV Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas

Buscando promover e contribuir para o desenvolvimento do sistema de produção de pequenas frutas no Brasil, através da capacitação, intercâmbio e difusão de informações, bem como contribuir para a prospecção de demandas tecnológicas, em 2007, aconteceu o IV Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas. Com uma programação mais intensa, o evento foi realizado em dois dias, 4 e 5 de julho, no Centro de Eventos do Mercado Municipal, em Vacaria, RS. Além das palestras e painéis, o público de cerca de 400 pessoas pode participar também de mini-cursos sobre o cultivo do morango, da amora, do mirtilo e da framboesa.

Anais do Evento

 

V Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas

O V Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas foi realizado nos dias 10 e 11 de dezembro de 2009, no Centro de Eventos do Mercado Municipal em Vacaria, RS. Sempre buscando o desenvolvimento do sistema de produção de pequenas frutas no Brasil, nessa edição, o Seminário foi realizado em conjunto com a Feira de Pequenas Frutas, Artesanato e Mel. Mais de 300 pessoas participaram do evento que, além dos resumos publicados nos Anais do evento, contou também com apresentação de pôsteres.

Anais do Evento

VI Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas

O VI Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas teve como foco a discussão e atualização técnica sobre a sistemas de produção de morangos, amora-preta, framboesa e physalis, além de palestras e painéis sobre mercado e logística, pós-colheita e processamento de pequenas frutas, com a presença de palestrantes brasileiros e de outros países produtores, como a Argentina e Uruguai. Nessa edição, o evento inovou ao incluir, nos dois dias anteriores ao Seminário, cursos sobre produção de mirtilo, framboesa e morango, nos quais foram abordadas as principais tecnologias para obtenção de frutas com qualidade e competitividade no mercado. O evento foi realizado nos dias 14 e 15 de julho de 2011, em parceria entre a Embrapa, através de suas Unidades Uva e Vinho e Clima Temperado, Emater-RS, Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Rio Grande do Sul e Prefeitura Municipal de Vacaria, UDESC E UCS, com diversas instituições apoiadoras.

Anais do Evento

Fotos(2) foto2

VII Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas

O VII Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas teve como foco a discussão e atualização técnica sobre a sistemas de produção de pequenas frutas, além de palestras e painéis sobre mercado, pós-colheita, agroturismo e frutas nativas com a presença de palestrantes brasileiros e de outros países.

Sucesso nas edições anteriores, o Seminário de 2013 trouxe novamente os cursos sobre produção de mirtilo, framboesa e morango, onde foram abordadas as principais tecnologias para obtenção de frutas com qualidade e competitividade no mercado.

O evento foi realizado através de uma parceria entre a Embrapa (Unidades Uva e Vinho e Clima Temperado), Emater-RS, Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Rio Grande do Sul e Prefeitura Municipal de Vacaria, UDESC, UERGS e UCS, com diversas instituições apoiadoras. 

Anais do Evento

VIII Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas

Realizado nos dias 22 e 23 de julho de 2015, o VIII Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas teve como objetivo contribuir para a consolidação das pequenas frutas como alternativas viáveis de incremento de renda da agricultura familiar e do médio produtor rural, através da discussão dos principais fatores limitantes da produção destas espécies além de promover e divulgar tecnologias para o aumento da produtividade e melhoria da qualidade das pequenas frutas. Mais de 190 participantes tiveram a oportunidade de ter contato com profissionais do Brasil e do exterior aprimorando assim, seus conhecimentos e aprendendo sobre novas alternativas de produção, melhorando a qualidade de vida dos mesmos como incentivo a fixação do agricultor ao campo.

O evento foi realizado através de uma parceria entre a Embrapa (Unidades Uva e Vinho e Clima Temperado), Emater-RS, Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Rio Grande do Sul e Prefeitura Municipal de Vacaria, com diversas instituições apoiadoras.