Sede da Embrapa Uva e Vinho

Laboratório de Inovação Enológica

O laboratório abriga uma adega experimental com capacidade para vinificação em escala semi-industrial de até 100.000 litros anuais de sucos de frutas naturais, vinhos, espumantes (método charmat e método tradicional), sidras e destilados. Esta estrutura está integrada a programação de pesquisa da unidade e visa, principalmente, dar apoio a fase de finalização de tecnologias, que apresentem potencial de apropriação pela cadeia produtiva da uva, maçã e pequenas frutas.  Eventualmente são realizados contratos de parceria com associações de produtores para o desenvolvimento de ações de promoção de novas regiões produtoras e/ou de indicações geográficas em andamento. Os projetos desenvolvidos têm forte caráter de inovação tecnológica.

Comitê Gestor do Laboratório:
O comitê é formado pelos pesquisadores Celito Crivellaro Guerra, César Girardi, Giuliano Elias Pereira, Jorge Tonietto, Lucas da Ressurreição Garrido e Mauro Celso Zanus; pelo analista João Carlos Taffarel; e pelo técnico Raul Luis Ben.

Os membros da equipe são o técnico Irineo Dall´Agnol e os assistentes Adriano Carvalho, Almir Argenta, Anevir Marin e Fernando Cavagnoli.

Responsável: pesquisador Mauro Zanus

Responsável-técnico/enólogo: Adriano Mazzarolo

Capacidade/procedimentos analíticos:
- Elaboração anual de 10000L de sucos de frutas;
- Realização de vinificações de projetos de pesquisa e contratos de parceria com associações de produtores.

Linhas de pesquisa:
- Validação de seleções de cultivares e clones de uva para processamento;
- Elaboração de produtos e subprodutos de uvas e maçã;
- Estabelecimento de parâmetros de fermentação e maceração para vinificação;
- Elaboração de vinhos finos varietais de novas regiões vitivinícolas visando formação de banco de dados para suporte aos trabalhos de Indicação Geográfica.

Atendimento a demandas: demandas dos projetos desenvolvidos pela Embrapa Uva e Vinho e de instituições parceiras de projetos da Unidade.

Galeria de Imagens