Sede da Embrapa Uva e Vinho

Laboratório de Microbiologia

O laboratório trabalha com microrganismos de interesse agroindustrial que se enquadrem nos requisitos de qualidade exigidos. Realiza e planeja a otimização de parâmetros fisiológicos e meios de cultura para permitir o rápido e ideal crescimento de microrganismos, o que tem dado impacto positivo na produção de agentes para controle biológico. As leveduras autóctones, ou aquelas encontradas naturalmente na casca da uva, são especialmente selecionadas, para dar características organolépticas específicas de vinhos e contribuem para a definição do terroir. A influência de vários tratamentos de fungicidas sobre a atividade metabólica de leveduras também tem sido investigada. O laboratório tem uma coleção de culturas com mais de 1,4 mil linhagens de leveduras autóctones com aplicação real e potencial na agroindústria e de interesse econômico.

Equipe: pesquisador Gildo Almeida da Silva e a assistente Maria A. L. Morini

Responsável: Gildo Almeida da Silva

Capacidade/procedimentos analíticos:
- Realiza operações básicas de microrganismos, tais como: microscopia, esterilização de meio de cultura, repicagem de microrganismos, produção de microrganismos e de fermentados, recuperação de células em batelada e em sistema contínuo, preparo de inóculo para vinificação em branco, tinto e espumantes;
- Análises de anti-oxidantes (DPPH);
- Multiplicação de leveduras MB e 1VVT;
- Análises químicas em vinhos, espumantes e sucos;
- Análises microbiológicas em vinhos, espumantes e sucos;
- Identificação de leveduras por processo clássico e molecular, envolvendo, neste caso, tanto a biologia molecular (PCR) como proteínas de parede celular e de ribossomos (Maldi-Tof);
- Trabalhos em parceira com outras unidades de curadoria da Embrapa, uso de moléculas de resíduos da indústria vinícola para produção de remédios e cosméticos e agroenergia.

Linhas de pesquisa:
- Seleção de microrganismos para elaboração de vinhos;
- Otimização de condições de cultivo de microrganismos para controle biológico;
- Estudos da fisiologia de microrganismos para detecção de agentes que deterioram o vinho;
- Isolamento e seleção de leveduras.

Atendimento a demandas: atende a demandas dos projetos desenvolvidos pela Embrapa Uva e Vinho e de outras unidades da Embrapa.
 

Galeria de Imagens