Transferência de Tecnologia

A Transferência de Tecnologia (TT) integra o processo de produção de soluções tecnológicas e é através dela que a Embrapa torna disponível para a sociedade as informações sobre os resultados de pesquisa e as tecnologias disponíveis para o incremento da agricultura brasileira. Por meio de uma gama diversa de estratégias e metodologias prospecção, avaliação, construção e intercâmbio do conhecimento associadas à transferência de tecnologia a técnicos, produtores, estudantes, empresários e outros interessados, a equipe de TT atua em parceria com os pesquisadores e demais técnicos para que o processo se complete e atinja o público alvo.
 
Na Embrapa Uva e Vinho, o processo de transferência de tecnologia está associado à programação de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e pode ocorrer por meio de realização de eventos como dias de campo e seminários técnicos, licenciamentos de tecnologias protegidas, contratos de transferência de tecnologia e know-how, convênios de cooperação técnica, capacitação de multiplicadores, publicações, consultorias, entre outras.
 
A localização das bases físicas da unidade, estrategicamente posicionadas em importantes polos produtores, facilita a sinergia e aumenta a eficácia do esforço de TT.
 
A Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho é coordenada pela Chefia Adjunta de Transferência de Tecnologia que gerencia, apoia e sincroniza o trabalho feito pelos dois setores que compõem sua estrutura: