A Embrapa desenvolveu um método para mensurar o impacto de inovações baseadas em tecnologias da informação e comunicação (TICs) voltadas ao segmento rural. O conjunto de critérios e indicadores abrange as dimensões ambiental, econômica e social dos efeitos do uso de sistemas de inteligência territorial, zoneamentos, bancos de dados, softwares e aplicativos, entre outros.
O mundo rural amazônico está qualificado e quantificado pela Embrapa Territorial. O centro de pesquisa geoprocessou e cruzou milhões de dados dos estabelecimentos agropecuários do Censo Agropecuário de 2017 e dos imóveis rurais do Cadastro Ambiental Rural (CAR) de 2020, localizados no bioma.
Levantamento inicial foi feito pela Embrapa Territorial e identificou mais de 200 soluções tecnológicas da Empresa associadas ao tema. Agora, elas passam pela validação dos centros de pesquisa responsáveis por cada uma. A previsão é que elas sejam organizadas em plataforma online baseada em inteligência territorial.
ViaSatélite - Informativo da Embrapa Territorial. Ano 28 - Edição nº08, de 04/09/2018. Redação: Alan Rodrigues (MTb JP/CE 2625), Liliane Castelões (MTb 16.613/RJ) e Vivian Chies (MTb 42.643/SP). Chefe-Geral: Evaristo de Miranda. Chefe-Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento: Lucíola Magalhães. Chefe-Adjunto de Transferência de Tecnologia: José Jardine. Chefe-Adjunto de Administração: Luís Gonzaga de Souza. Supervisão do Núcleo de Comunicação Organizacional: Alan Rodrigues. Editoração eletrônica: Vivian Chies. www.embrapa.br/territorial