A colheita de trigo nas principais regiões produtoras do Brasil tem o potencial de crescer em mais de 1,5 milhão de toneladas, sem adição de áreas de plantio ou desenvolvimento de novas tecnologias. Um método inovador desenvolvido pela Embrapa identificou locais em que o rendimento das lavouras está abaixo do potencial e poderia melhorar com a adoção de recursos já disponíveis.
Estudos da Embrapa mapearam municípios em todo o País com condições mais favoráveis ao desenvolvimento da drosófila-da-asa-manchada (DAM), praga que ataca pomares de frutas pequenas e pode gerar perdas de até 100% da produção. As pesquisas têm ainda como objetivo detectar potenciais agentes de controle biológico e minimizar o impacto ambiental do uso de produtos químicos contra o inseto.
A Embrapa Territorial mapeou viveiros escavados para aquicultura e tanques-redes nos 18 municípios do Paraná responsáveis por 75% da produção aquícola do estado, que é destaque no cenário nacional. Ele lidera a produção aquícola brasileira desde 2016, tendo sido responsável por 20% dela em 2018. Os municípios nos quais foi encontrado o maior número de estruturas são Toledo, Nova Aurora, Palotina e Assis Chateaubriand.
Via Satélite - Informativo da Embrapa Territorial. Ano 30 - Edição nº 08, de 12/09/2022. Redação: Alan Rodrigues (MTb JP/CE 2625), Liliane Castelões (16.613 MTb/RJ) e Vivian Chies (MTb 42.643/SP). Chefe-Geral: Gustavo Spadotti. Chefe-Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento: Lucíola Magalhães. Chefe-Adjunto de Transferência de Tecnologia: José Jardine. Chefe-Adjunto de Administração: Luís Gonzaga de Souza. Supervisão do Núcleo de Comunicação Organizacional: Helena Molinari. Editoração eletrônica: Vivian Chies. www.embrapa.br/territorial