A Embrapa está mapeando, por imagens de satélite, os viveiros de criação de peixes e outros animais aquáticos em todo o Brasil. As informações ficarão disponíveis em uma plataforma online, que abrigará vasta quantidade de dados georreferenciados sobre a atividade aquícola, e comporão um Sistema de Inteligência Territorial Estratégica (Site) da Aquicultura Brasileira.
Oito alunos do último ano ou egressos recentemente de Curso Técnico em Agropecuária ou da Escola Família Agrícola dos municípios de Ouro Preto do Oeste, em Rondônia, e Juína, no Mato Grosso, testaram a ferramenta criada pelo projeto Inclusão Geodigital e Gestão Territorial de Unidades de Produção de Base Familiar (IGGTS), para gerar índice de sustentabilidade nas propriedades rurais.
A Embrapa Territorial e a Visiona Tecnologia Espacial iniciaram a articulação de uma parceria. A empresa de tecnologia espacial manifestou interesse no estabelecimento de um contrato específico com o centro de pesquisa no âmbito do acordo geral de cooperação técnica assinado com a Embrapa, em dezembro de 2018.
Uma equipe da Embrapa mapeou o uso e a cobertura das terras em propriedades agrícolas localizadas no município de Capanema, no estado do Pará. A área mapeada compreende 20 mil hectares e corresponde ao recorte territorial da bacia hidrográfica do rio Igarapé Açú em Capanema.
A Embrapa Territorial sediou, em 7 de novembro, o “Fórum de Grãos de São Paulo”, promovido pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) e IGTC (sigla em inglês da International Grain Trade Coalition). O evento reuniu cerca de 50 representantes do comércio internacional de grãos de diversos países.
Via Satélite - Informativo da Embrapa Territorial. Ano 27 - Edição nº 11, de 06/12/2019. Redação: Alan Rodrigues (MTb JP/CE 2625) e Liliane Castelões (16.613 MTb/RJ). Colaboração: Elis Nascimento. Chefe-Geral: Evaristo de Miranda. Chefe-Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento: Lucíola Magalhães. Chefe-Adjunto de Transferência de Tecnologia: José Jardine. Chefe-Adjunto de Administração: Luís Gonzaga de Souza. Supervisão do Núcleo de Comunicação Organizacional: Alan Rodrigues. Editoração eletrônica: Suzi Carneiro. www.embrapa.br/territorial