Eliane Dias Quintela

Pesquisadora Embrapa Arroz e Feijão

e-mail

Currículo Lattes

Chefia Adjunta: Pesquisa e Desenvolvimento

Setor: Grupo de Proteção de Plantas

Data de Contratação: 01/09/1989

Matrícula: 261500

Minicurrículo


Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - Campus Luiz Meneghel (1982), mestrado em Entomologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, USP (1986) e Ph.D em Entomologia - University of Florida (1996). Atualmente é pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Presidente da Sociedade Entomológica do Brasil (2016-2018). Presidente da Associação dos Empregados da Embrapa (2019-2020). Participa do Programa de Pós-graduação em Fitossanidade da Universidade Federal de Goiás, credenciada na CAPES, na coordenação do curso de Microrganismos Multifuncionais. Desenvolveu o produto biologico Lalguard Java a base de conídios do fungo Cordyceps javanica, uma parceria entre a Embrapa e a empresa canadense Lallemand Plant Care (Registro MAPA no. 21622). Desenvolveu a Tecnologia MIP-Feijão para o manejo de pragas do feijão. Recebeu vários prêmios em reconhecimento ao seu desempenho profissional. Paraninfa da LXXXVII turma de Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Homenageada pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás pelos relevantes serviços prestados a sociedade. Atua na formação de recursos humanos orientando alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Entomologia nos seguintes temas: controle biológico com entomopatogenos, uso de extratos botânicos, controle químico.

Formação Acadêmica


1979 - 1982

Graduação em Engenharia Agronomica

Fundação Faculdade de Agronomia Luiz Meneghel

Ano de obtenção: 1982


1984 - 1986

Mestrado em Entomologia

Universidade de São Paulo

Título: ESTABILIDADE DE 'BEAUVERIA BASSIANA' (BALS.) VUILLEMIN NO SOLO E SUA PATOGENICIDADE AO 'CHALCODERMUS BIMACULATUS' (COLEOPTERA: CURCULIONIDAE), PRAGA DO CAUPI.

Ano de obtenção: 1986

Orientador: DR. SERGIO BATISTA ALVES


1993 - 1996

Doutorado em Entomologia

University of Florida

Título: Synergistic effect of imidacloprid on conidial germination and the pathogenity of the entomopathogenic fungi to larvae of Diaprepes abbreviatus (Coleoptera: Curculionidae)

Ano de obtenção: 1996

Orientador: Dr. Clayton W. McCoy


1998 - 1999

Pós-Doutorado em

University of Florida

Ano de obtenção: 1999


Áreas de Conhecimento


  1. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade / Especialidade: Entomologia Agrícola
  2. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia
Esta seção apresenta apenas publicações de acesso aberto, disponíveis para download gratuito. Confira outras publicações na Plataforma Lattes.