Apresentação
Apresentação
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Banco Mundial estão desenvolvendo um trabalho de mapeamento de riscos agropecuários e das políticas e programas públicos voltados para a gestão desses riscos no Brasil. O objetivo desse trabalho é identificar lacunas e oportunidades para a melhoria das políticas que serão adotadas futuramente.
O trabalho tem como base uma metodologia para avaliação integrada de riscos agropecuários desenvolvida pelo Banco Mundial. O MAPA e a Embrapa, posteriormente, contribuíram com o aprimoramento e a adaptação da metodologia ao contexto brasileiro. Dessa forma, as análises serão desenvolvidas a partir da percepção de especialistas em diversas áreas quanto à severidade e à probabilidade de ocorrência de fenômenos que impactam negativamente a produção agrícola. Essas percepções serão analisadas e confrontadas com as políticas e programas públicos existentes. Tal confronto será utilizado para definir, a partir das eventuais lacunas identificadas, oportunidades de melhoria.
Algumas etapas importantes do trabalho já foram realizadas até o momento e as demais já estão programadas. Inicialmente, validaram-se as três dimensões de riscos propostas pelo Banco Mundial (produção, mercado e ambiente institucional e regulatório). Essas dimensões foram subdivididas em 8 principais grupos de riscos agropecuários, que estão detalhados aqui.
A partir dessas definições, elaborou-se um questionário que permitirá que os especialistas avaliem a percepção da severidade e a frequência de ocorrência dos eventos associados a cada um dos dez grupos de riscos. Aproximadamente 5.000 especialistas serão convidados a responder à pesquisa. As respostas recebidas serão estatisticamente analisadas, de modo a permitir o ordenamento dos riscos segundo as percepções dos especialistas consultados.