Perguntas frequentes

Os  links com as informações mais importantes sobre o Sisteminha Embrapa/UFU/FAPEMIG, desde a concepção até a  montagem passo a passo, são:

https://www.embrapa.br/meio-norte/videos

https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/958146/sistema-integrado-alternativo-para-producao-de-alimentos-agricultura-familiar

https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/959514/sistema-integrado-alternativo-para-producao-de-alimentos-agricultura-familiar-manutencao-das-motobombas-submersas

Se estas informações ainda não atenderem sua expectativa, segue abaixo o link de um formulário que você deverá acessar e responder algumas perguntas, para que possamos providenciar o envio de mais informações e viabilizar a sua capacitação nos módulos de produção do Sisteminha que são: Criação de peixes, Galinha de postura, Frango de corte, Codornas, Minhocas, compostagem, Hortaliças e Frutíferas, Larvas de moscas domésticas, Porquinho da índia (preá do reino ou cuy), Carvoaria artesanal, Biodigestor e ETA -Estação simplificada para tratamento de água potável.

https://forms.gle/FXzBbhq2xNBRi3yEA

Em setembro, teremos um evento na Embrapa Meio-Norte no qual haverá demonstração da tecnologia Sisteminha, é o Agtech Meio-Norte:

Acesse https://www.embrapa.br/meio-norte/agtech e inscreva-se!

Fornecedores da Galinha Poedeira Embrapa 051 podem ser encontrados pelo o endereço https://www.embrapa.br/suinos-e-aves/busca-de-produtos-processos-e-servicos/-/produto-servico/28/ave---embrapa-051, observando que a Gramado Avicultura é a nossa parceira principal para comercialização das aves Embrapa, que poderá lhe passar o contato/telefone do representante mais próximo em sua região. É importante adquirir pintinhos de um criatório registrado, assim estará comprando material de qualidade, saudável e já vacinado contra algumas doenças. Por este link também é possível obter informações deste ave Embrapa 051, clicando no título de interesse no conteúdo relacionado (em ver mais Conteúdo relacionado).

A Embrapa enquanto empresa pública de pesquisa não atua presta serviço de assistência técnica e extensão rural. Todo o conhecimento gerado pela Embrapa é transferido ao campo por meio da atuação dos Serviços oficiais ou privados de Extensão Rural. O produtor também recebe informações quando atua por exemplo, em projetos associativos ou cooperativos, via Secretarias de Agricultura ou os Órgãos citados. Qualquer iniciativa fora das condições acima pode ser de risco, uma vez que o mercado é muito exigente quanto à qualidade, condições, sanitárias e de produção, inspeção sanitária, preservação do meio ambiente e do bem-estar dos animais.

Na página da Asbraer - Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural, você encontra a empresa mais próxima. No mapa, basta selecionar seu Estado.  

O Guia InNat é um aplicativo gratuito, projetado para dispositivos móveis com tela sensível ao toque, como tablets smartphones. Utiliza o sistema operacional Android (SO) em modo off-line, com imagens e informações sobre as características físicas e a atuação de agentes naturais de controle de pragas (predadores e parasitoides).

O intuito do aplicativo é oferecer subsídios para que agricultores e técnicos possam identificar em meio à fauna presente nos cultivos agrícolas aqueles artrópodes que são controladores naturais de pragas, de forma que possam preservá-los no sistema produtivo, beneficiando-se do controle biológico de forma isolada ou conjunta com outros métodos de controle.

O controle biológico propicia a redução da ocorrência de pragas e a diminuição na dependência de insumos externos, além de contribuir para a ausência de resíduos de pesticidas nos produtos agrícolas e no ambiente.

Onde encontrar: loja de aplicativos Google Play

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.innat

Vídeo explicativo sobre o Guia InNat: 

https://www.youtube.com/watch?v=ujiTBGOie-E

Comunicamos que, muito provavelmente, o produto exibido no vídeo que está repercutindo no Facebook seja um tipo de cará-moela, do gênero Dioscorea, popularmente conhecido como “cará-cascudo”, que tem grau de toxicidade e que, por isso, não deve ser consumido como alimento. Pelas imagens, sem uma análise minuciosa da planta, não é possível fazer uma identificação exata. Contudo, é importante frisar que há outros tipos de cará-moela que podem ser utilizados na alimentação.

Informamos ainda que a Embrapa mantém uma coleção de germoplasma de hortaliças não convencionais, entre elas há o “cará-cascudo”, que não é recomendado para consumo em função da toxicidade e do sabor extremamente amargo e desagradável. Ressaltamos que esse material é mantido na coleção de germoplasma apenas como fonte de variabilidade genética para finalidade de pesquisas na área agronômica e que, em nenhuma hipótese, há repasse desse material para quaisquer agentes externos e tampouco indicação para uso medicinal, tendo em vista que nosso quadro funcional é composto por profissionais da área de Ciências Agrárias e correlatas. Logo, advertimos que qualquer uso dado ao produto não tem embasamento em pesquisas científicas realizadas pela Embrapa.

O tipo de cará-moela pesquisado pela Embrapa, do ponto de vista da pesquisa agronômica, conhecido também como cará-do-ar e cará-borboleta, está detalhado na seguinte publicação:

https://www.embrapa.br/hortalicas/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1071176/hortalicas-nao-convencionais-hortalicas-tradicionais-cara-do-ar

 

 

 

Em princípio, precisamos esclarecer que a Embrapa apenas possui informações sobre as cultivares desenvolvidas dentro dos seus programas de pesquisa.

Diversas espécies são melhoradas geneticamente (por meio convencional ou por transgenia) dentro dos seus laboratórios e campos experimentais. Depois de desenvolvidas, as cultivares resultantes - identificadas pela sigla BRS, seguido do número ou nome - são transferidas, por meio de contratos, para pessoas ou empresas que, tornando-se licenciadas da Embrapa, efetuam a multiplicação do material vegetativo e a venda direta das sementes e mudas.

As cultivares Embrapa podem ser encontradas no endereço: www.embrapa.br/cultivares. Neste ambiente é possível encontrar a descrição resumida do produto, visualizar sua imagem, conhecer os pontos de comercialização e ainda fazer o download de documentos que contenham informações mais detalhadas sobre cada tecnologia.

Empresa não possui sementes ou mudas para doação. As cultivares oriundas dos projetos de pesquisa da Embrapa são produzidas e comercializadas por nossos licenciados. A Embrapa apenas faz produção de sementes (básicas ou genéticas) ou de propágulos (para a produção de mudas) das cultivares que desenvolve para atender aos seus licenciados.

Caso você queira adquirir sementes ou mudas de cultivares Embrapa, procure um dos nossos licenciados, acessando a página: www.embrapa.br/cultivares.

A Embrapa não presta serviços de assistência técnica. Instituições de assistência técnica e de extensão rural são responsáveis pela orientação técnica, econômica e social dos agricultores de cada município. A Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural - Asbraer reúne a rede de assistência técnica e extensão rural pública no Brasil.

A Embrapa é responsável por viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira. Para que essas soluções sejam colocadas em prática no campo, junto a produtores rurais de todo o país, contamos com os profissionais de assistência técnica e de extensão rural (da rede pública ou privada).

Portanto, para os assuntos relativos a cultivos, informações de como, onde e quando plantar e colher, e outras informações técnicas, sugerimos que entre em contato com a empresa de assistência técnica de sua região. Na página da Asbraer - Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural, você encontra a Empresa, da rede pública, mais próxima.

 

Em nosso portal, www.embrapa.br/eventos, você pode conhecer quais treinamentos e cursos (presenciais ou à distância) a Embrapa prevê realizar no ano. Para Workshops, treinamentos e cursos presenciais, acesse "Cursos", e, para capacitações online, basta clicar em “e-Campo”,  ou “Cursos”.

Para complementar seus estudos, conheça também nossas publicações: www.embrapa.br/publicacoes Nesse ambiente, você pode pesquisar em nosso acervo de mais de 100 mil publicações gratuitas da Embrapa. Para encontrar algo, basta digitar as palavras no campo de busca e conferir os resultados. À esquerda, você tem à disposição diversos filtros que podem ajudá-lo a achar ainda mais fácil o que quer, como livros, artigos, por autoria, dentre outros.

O Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) disponibiliza, em acesso aberto, informações sobre tecnologias produzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e seus parceiros, as quais vêm editadas – numa linguagem fácil – em cartilhas, livros, manuais e programas de rádio e de televisão:

https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/

Em nosso portal, você também tem acesso gratuito a mais de 100 mil publicações da Embrapa. Para encontrar algo, basta digitar as palavras no campo de busca e conferir os resultados. À esquerda, você tem a disposição diversos filtros que podem ajudá-lo a achar ainda mais fácil o que quer, como livros, artigos, por autoria, dentre outros.

www.embrapa.br/biblioteca

A Embrapa ainda possui uma rede de bibliotecas físicas, localizadas em sua Sede e Unidades de Pesquisa, onde você pode consultar as publicações, produções científicas e periódicos. É preciso ressaltar que as consultas são permitida apenas no interior das bibliotecas.

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária – BDPA, para consultar o acervo das bibliotecas da Embrapa e em quais delas encontra-se o conteúdo de seu interesse.

www.bdpa.cnptia.embrapa.br/consulta/

Antes de ir a uma biblioteca da Embrapa, entre em contato para verificar o seu horário de atendimento:

https://www.embrapa.br/seb/biblioteca-das-unidades

O Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) disponibiliza, em acesso aberto, informações sobre tecnologias produzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e seus parceiros, as quais vêm editadas – numa linguagem fácil – em cartilhas, livros, manuais e programas de rádio e de televisão:

https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/

Em nosso portal, você também tem acesso gratuito a mais de 100 mil publicações da Embrapa. Para encontrar algo, basta digitar as palavras no campo de busca e conferir os resultados. À esquerda, você tem a disposição diversos filtros que podem ajudá-lo a achar ainda mais fácil o que quer, como livros, artigos, por autoria, dentre outros.

www.embrapa.br/biblioteca

Para comprar publicações da Embrapa acesse:

https://www.embrapa.br/livraria

Serviço de Atendimento ao Cidadão - SAC

Seja bem-vindo ao Sistema de Atendimento ao Cidadão da Embrapa. Aqui você pode fazer uma pergunta técnica, pedir informações sobre as soluções tecnológicas da Embrapa ou entrar em contato com nossos centros de pesquisa. Seus dados serão guardados em sigilo. O prazo máximo para resposta é de quatro dias úteis.

Para atualizar seu cadastro, clique aqui.