Busca de Notícias Busca de Notícias

18/09/13 |

Faltam 20 dias para Simpósio que vai discutir arborização de pastagens

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Agência de Notícias - Embrapa

Agência de Notícias - Embrapa - Faltam 20 dias para Simpósio que vai discutir arborização de pastagens

Faltam 20 dias para Simpósio que vai discutir arborização de pastagens

Em 20 dias, os principais nomes da América Latina que trabalham com o tema arborização de pastagens em regiões subtropicais vão estar em Curitiba/PR. O evento, que acontece de 8 a 10 de outubro, na Fiep, vai discutir o tema como estratégia para a adequação ambiental da bovinocultura e mudança de uso da terra.

O Simpósio vai contar com 25 palestrantes, divididos em palestras e painéis, além da apresentação de trabalhos. Um dos palestrantes será Jorge Esquivel, assessor do CREA Tierra, grupo de produtores argentinos. Esquivel vai trazer a experiência da transferência de conhecimentos sobre arborização de pastagens feitas nos últimos 17 anos com produtores de Misiones e Corrientes.

Já Luis Carlos Ló, da Emater/DF, vai trazer a arborização de pastagens para a perspectiva dos sistemas agroecológicos. "O uso de faixas de Agroflorestas pode ser uma boa solução, pois sendo uma faixa multi-estratificada, protege as árvores em seu estágio inicial de crescimento e gera receita enquanto as mesmas não podem ser liberadas para o pastoreio do animais. A integração da Agrofloresta com a criação animal, feita por meio do redesenho do Agroecossistemas, traz benefícios ao produtor e ao meio, criando um ambiente favorável a sustentabilidade dos sistemas", afirma o palestrante.

Para o coordenador do Simpósio, o pesquisador da Embrapa Florestas Vanderley Porfírio-da-Silva, "as preocupações sobre meio ambiente e pecuária devem buscam estabelecer sistemas de produção em bases sustentáveis, para que a pecuária possa ser socialmente benéfica, economicamente viável e ambientalmente adequada". Nesse sentido, a arborização de pastagens ganha destaque como um sistema de produção que pressupõe o manejo adequado de seus elementos componentes. "Sua importância passa a ser ainda maior quando implementada em regiões pastoris com grande fragmentação e insulamento de remanescentes florestais naturais e, ou, com pastagens degradadas, pois pode promover a conectividade entre os remanescentes florestais naturais", afirma o pesquisador.

A arborização de pastagens também se torna importante em um momento que, além da demanda por produtos pecuários, a demanda por produtos florestais também é crescente, mas com um "novo" elemento: uma mudança de atitude que levará ao aumento do valor da conservação do meio ambiente e da natureza. "Existe pressão cada vez maior para que sejam respeitadas normas adequadas de gestão dos recursos naturais em todas as políticas e  esforços para estimular o desenvolvimento econômico e diminuição da pobreza", completa Porfírio-da-Silva.

Os sistemas de iLPF que contemplam os componentes madeireiro e pecuário, além da  produção de madeiras e de ser uma tecnologia para mitigar emissões de GEEs, atende a necessidade de bem-estar animal ao proporcionar proteção contra estresse térmico, promove a biodiversidade em sistemas produtivos e, incrementa o uso eficiente da terra com agregação de valor e renda para as áreas de pastagens.

O Simpósio está sendo organizado pela Embrapa Florestas (Colombo/PR), com participação da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento do Paraná e Instituto Emater/PR, e apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Senar Paraná, Iapar, Sistema Fiep, Universidade Federal do Paraná, Emater/RS, Associação Paranaense das Empresas de Base Florestal (Apre), Capes e Iufro e apoio de mídia da Revista Referência e Painel Florestal.

As inscrições para o Simpósio podem ser feitas em www.siap2013.com.br

Texto:
Katia Pichelli (Jornalista – MTb 3594/PR)
Embrapa Florestas
(41) 3675-5638

Embrapa Florestas

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/