Notícias

28/06/22 |

Pesquisadores participam de debate sobre araucária

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Agência Estadual de Notícias

Agência Estadual de Notícias -

Na última sexta-feira, 24/06, Dia da Araucária, pesquisadores da Embrapa Florestas participaram de um debate técnico sobre a espécie promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná. A proposta do evento foi a realização de um debate que deve se estender para várias instâncias da sociedade, visando ao bom manejo, preservação, renovação e perenidade das florestas de araucária. Pela Embrapa Florestas, participaram o Chefe Geral Erich Schaitza e os pesquisadores Valderês de Sousa, Maria Augusta Rosot, Ivar Wendling e José Mauro Moreira. Organizada pela Seab, a reunião contou também com representantes Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), Instituto Água e Terra (IAT), Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).

Segundo informações da Seab, os técnicos falaram da importância de promover o uso econômico regulado por legislação adequada, organizar bancos de dados acessíveis e garantir o mapeamento genético. “Objetivamente precisamos fazer mais. Essa reunião pode significar uma tomada de consciência coletiva e o desenho de uma ação concreta, para aproveitar o avanço do conhecimento, com produção de resultados, mas que devolva a bela paisagem da nossa araucária”, disse o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. “A reunião foi importante para alinharmos ideias e desenvolvermos ações em conjunto com outras organizações”, disse o chefe do Departamento de Florestas Plantadas (Deflop), Breno Menezes de Campos.

Para o Chefe Geral da Embrapa Florestas, “precisamos desmistificar diversas questões da araucária. Seu uso precisa ser regulamentado e apoiado por resultados de pesquisa científica. Desta forma, vamos conseguir incentivar seu plantio, conservação e geração de renda aos produtores rurais”.

Atualmente, a Embrapa Florestas desenvolve diversas pesquisas com a espécie, que podem ser conhecidas em www.embrapa.br/inicativa-araucaria

Katia Pichelli, com informações da Agência Estadual de Notícias (MTb 3594/PR)
Embrapa Florestas

Contatos para a imprensa

Telefone: (41) 3675-5638

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

araucariainiciativa-araucaria