Notícias

28/06/22 |

Técnicos do IAT participam de treinamento sobre silvicultura de nativas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Paula Saiz

Paula Saiz -

Cerca de cem técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) participaram, em 24/06, de um treinamento na Embrapa Florestas sobre a situação florestal do Paraná e alternativas para a silvicultura de espécies florestais nativas. 

A primeira parte foi apresentada pela pesquisadora Yeda Malheiros de Oliveira, que mostrou a evolução da vegetação no Paraná, os processos de evolução do uso da terra e os sistemas de informação hoje disponíveis para acompanhamento do uso da terra, com destaque para o levantamento feito pelo próprio IAT (clique para acessar). A pesquisadora também discutiu a temática da sucessão florestal e os parâmetros e métodos para se classificar uma área. 

Na segunda parte do treinamento, o pesquisador aposentado Paulo Ernani Carvalho levou os técnicos do IAT para campo e discutiu in loco a silvicultura de nativas, mesclando seu profundo conhecimento sobre nativas a histórias pitorescas sobre as espécies.

Embrapa Florestas e IAT são parceiros há muitos anos, especialmente na organização de treinamentos e ações voltados ao desenvolvimento florestal do Paraná. Hoje, o Estado do Paraná conta com uma cobertura de florestas naturais de 29%, com uma cobertura maior nas áreas do litoral e nas florestas com Araucária.

Segundo Erich Schaitza, chefe geral da Embrapa Florestas, “este é um importante esforço de capacitação para que estes técnicos tenham as informações mais recentes de pesquisa com nativas e possam aplicá-las em seu dia a dia”.

Katia Pichelli (MTb 3594/PR)
Embrapa Florestas

Contatos para a imprensa

Telefone: (41) 3675-5638

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

treinamentoespecies-florestais-nativas