Projetos

Ação integrada de solo e água - Caracterização dos parâmetros hidrológicos das principais classes de solos constituintes das bacias hidrográficas Paraná I e II, Piquiri e Ivaí, relacionados aos atributos morfológicos, granulométricos e químicos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.


O Paraná é um dos estados da federação brasileira com maior conhecimento científico sobre as características dos seus solos, assim como sua distribuição nas paisagens. No entanto, esse conhecimento está restrito aos atributos mineralógicos, morfológicos, químicos e granulométricos, com pouca referência ao comportamento hidrológico dos solos. Isso impõe grande restrição para definição de um quadro real sobre o potencial de erosão, capacidade produtiva, recarga hidrológica de bacias, entre outras temáticas.
O presente projeto reuniu várias instituições, sendo estruturado pela Embrapa Florestas, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - IDR-PR – e Itaipu Binacional, coordenado pela primeira. O objetivo principal deste estudo será o de obter parâmetros hidrológicos das principais classes de solos das bacias hidrográficas Paraná I e II, Piquiri e Ivaí. A pesquisa será desenvolvida por meio de pedossequências, as quais têm suas distribuições, considerando aspectos hipsométricos, geológicos e geomorfológicos.
Além dos atributos físico-hídricos, serão obtidas as características químicas, granulométricas e morfológicas dos solos. Concomitantemente, serão feitas pesquisas nas florestas protetivas de rios e nascentes para obter informações relativas à florística e à estrutura destas, considerando ainda o potencial em reter sedimentos provenientes dos solos de encosta.
A conjugação destas pesquisas objetiva, principalmente, uma melhor compreensão dos processos de recarga e descarga hidrológica nas mencionadas bacias hidrográficas.

Situação: em execução Data de Início: 07/2021 Data de Finalização: 06/2024

Unidade Lider: Embrapa Florestas

Líder de projeto: Gustavo Ribas Curcio

Contato: gustavo.curcio@embrapa.br