Sistema de Produção Erva 20

 

Mais de 35 anos de pesquisas com erva-mate possibilitaram a criação do Sistema Erva 20, um conjunto de práticas em ervais plantados que visam ao aumento da eficiência e sustentabilidade destes cultivos.

Aliando qualidade e produtividade, o Sistema Erva 20 é um conjunto de recomendações técnicas, organizadas em um sistema de produção, fruto de trabalhos da Embrapa Florestas com parceiros dos setores público e privado.

Erva 20 faz referência à produtividade de 20 toneladas por hectare de erva-mate comercial por colheita, que pode ser alcançada em grande parte dos ervais no Brasil1.

Para conhecer mais sobre o Sistema Erva 20 clique aqui. (Digite "Erva 20" na busca)

1Essa produtividade é uma referência técnica. Adotar o Erva 20 não garante a obtenção de 20 t/ha de erva-mate, pois cada plantio terá seu próprio potencial produtivo.

 

A erva-mate

Atualizado: Dezembro/2019

Bastante consumida na forma de chimarrão e chá, em especial nos estados do Sul do país, a cada dia aumenta o interesse do mercado internacional pelas propriedades da erva-mate, como teor de cafeína, teobromina e saponina. Existe um amplo espaço para ocupar neste mercado, mas também é possível desenvolver novos produtos, como chás, energéticos e outras bebidas, cosméticos e produtos de limpeza tendo a erva-mate como matéria-prima. Crescem as oportunidades do mercado de erva-mate e melhorias no sistema de produção podem auxiliar o produtor a se tornar mais competitivo.

Historicamente, a erva-mate tem sido fundamental para a economia de muitos municípios do Sul do Brasil e, atualmente, é o principal produto não madeireiro do agronegócio florestal na região. O setor ervateiro, que já teve um ciclo econômico no qual era chamado de "Ouro Verde", passou por um longo período de estagnação, com consequente queda nos investimentos e no desenvolvimento de tecnologias. Atualmente, embora sem retomar as dimensões do passado áureo, o mercado ervateiro vem mostrando reação positiva e a descoberta do potencial da erva-mate pelo mercado internacional se mostra uma oportunidade de desenvolvimento.

Por tratar de uma planta cuja composição química possui compostos de interesse e propriedades benéficas ao organismo, é possível vislumbrar muitas aplicações que podem vir a ampliar o mercado para a erva-mate e também a aumentar o valor agregado do produto.

 

 

Notícias

Painel discute viabilidade financeira de modelos de recuperação de Reserva Legal com Araucária

Pesquisas mostram potencial da erva-mate além do chimarrão

Comitiva do Ibramate conhece pesquisas e tecnologias com erva-mate da Embrapa Florestas

Publicações | veja mais


Em função das restrições do período eleitoral, não estamos exibindo as publicações desta página. Mas você pode consultar o acervo público da Embrapa por meio da nossa ferramenta de busca ou de um dos nossos repositórios de acesso aberto. Saiba mais em https://www.embrapa.br/publicacoes-e-bibliotecas

Cultivares

A erva-mate é nativa do Brasil e praticamente a metade da matéria-prima advém de ervais considerados nativos, ou seja, ervais cujas plantas se desenvolveram em ambientes de florestas nativas. No entanto, o cultivo intencional de
erva-mate também é realizado em monocultivos, em consórcio com árvores sombreadoras ou mesmo em adensamentos de ervais nativos. Para esses plantios comercias, estão disponíveis algumas cultivares  de erva-mate, registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para plantio em algumas regiões produtoras.
Clique aqui e conheça as cultivares.

 

Perguntas e respostas

1. Qual é área de ocorrência natural da erva-mate?
A região de ocorrência natural da erva-mate se localiza entre as latitudes de 22º S e 30º S e longitudes 48º 30´ W e 56º 10´ W. No Brasil, a erva-mate . . .

2. Em que tipos de clima a erva-mate se adapta melhor?
Na área de distribuição natural da erva-mate, ocorrem dois tipos climáticos, conforme a classificação de Köeppen: Cfb (clima temperado) e  . . .

3. No Brasil, quais são os Estados produtores?
Rio Grande do Sul, Santa  Catarina, Paraná e, em menor quantidade, o Mato Grosso do Sul.

4. Quando se iniciou a exploração econômica da erva-mate no Brasil?
Segundo os registros históricos, o início desta atividade ocorreu em 1610 pelos Jesuítas. Eles passaram a explorar o . . .
 

[+] Leia mais

 

Aplicativos e Softwares

Aplicativos e Softwares

Manejo-Matte, Ferti-Matte, Planin-Matte
Designed by Freepik

Acesse

Soluções Tecnológicas

Soluções Tecnológicas

Foto: Sergey Khakimullin

 

Acesse

Cursos e Eventos

Cursos e Eventos

Foto: Stem List on Unsplash

 

Acesse

Fotos | clique na imagem para ampliar


Áudios - Prosa Rural | ver mais


Uso de aplicativos para aumentar a produtividade dos ervais comerciais

Software para análise econômica das plantações de erva-mate

Controle de plantas daninhas em erva-mate

Como plantar erva-mate com qualidade

Reforma de plantios
de erva-mate

Poda aumenta a produtividade da erva-mate

Uso da erva-mate em sistemas agroflorestais

Uso de adubação para aumento da produtividade da erva-mate