Atualizado em: Dezembro/2019

O Eucalipto


O gênero Eucalyptus é originário da Austrália, Tasmânia e outras ilhas da Oceania.

Não h uma data exata da introdução do eucalipto no Brasil. Existem relatos de que os primeiros exemplares foram plantados nas reas pertencentes ao Jardim Botnico e Museu Nacional do Rio de Janeiro, nos anos de 1825 e 1868; no Município de Amparo, SP, entre 1861 e 1863; e no Rio Grande do Sul, em 1868. Ferreira (1989) afirma, entretanto, que os primeiros plantios ocorreram de fato em 1868, no Rio Grande do Sul, por iniciativa de Joaquim Francisco de Assis Brasil, um dos primeiros brasileiros a demonstrar interesse pelo gênero.

São mais de 700 espécies reconhecidas botanicamente. Estas espécies têm propriedades físicas e químicas tão diversas que fazem com que os eucaliptos sejam usados para as mais diversas finalidades como, lenha, estacas, moirões, dormentes, carvão vegetal, celulose e papel, chapas de fibras e de partículas, até movelaria, geração de energia, medicamentos, entre outros.

Entre as espécies florestais plantadas com fins produtivos, o cultivo do eucalipto é um dos que tem maior disponibilidade de indicações e orientações técnicas.

O Eucalipto tem grande importância comercial na economia brasileira. Segundo a Indústria Brasileira de Árvores, são 5,5 milhões de hectares plantados com este gênero, com uma produtividade média de 39 m³/ha/ano. A produtividade, contudo, depende de diversos fatores, como o local de plantio, os tratos culturais e os insumos disponibilizados.

De forma geral, espécies de eucalipto têm sido preferencialmente utilizadas devido ao seu rpido crescimento, capacidade de adaptação s diversas regies ecológicas e pelo potencial econômico, tendo em vista a utilização diversificada de sua madeira.

A alta produtividade de madeira, com menores custos e maiores taxas de retorno do investimento, conferem grande atratividade ao cultivo do eucalipto, garantindo alta competitividade de seus produtos nos mercados interno e externo.

 

 

Perguntas e respostas


1. Quantos tipos de eucalipto existem?
O gênero Eucalyptus tem a sua origem na Austrália, Tasmânia e outras ilhas da Oceania. Existem cerca de 730 espécies reconhecidas botanicamente. Porém, não mais que . . .


2. Quando o eucalipto foi introduzido no Brasil?
Não há uma data exata da introdução do eucalipto no Brasil. Existem relatos que os primeiros exemplares foram plantados nas áreas pertencentes ao Jardim Botânico e  . . .

 

3. Quando se iniciaram os estudos sobre a cultura do eucalipto no Brasil?
Os primeiros estudos com o eucalipto no Brasil só foram iniciados em 1904, por Edmundo Navarro de Andrade, no Horto Florestal de Rio Claro-SP, pertencente . . .


4. Quais as principais vantagens de plantar eucalipto?
De forma geral, espécies de eucalipto têm sido preferencialmente utilizadas devido ao seu rápido crescimento, capacidade de adaptação às diversas regiões ecológicas e . . .
 

[+] Leia mais

Publicação em destaque

Publicações | veja mais


 

Histórico do cultivo de eucalipto; Importância sócioeconômica e principais usos do eucalipto; Critérios para escolha de eucaliptos para plantio; Espéc...

Os municípios formadores da Bacia do Paraná 3 (BP3), mais o município de Palotina, totalizam 14.696,85 km2 e correspondem à região de atuação do proje...

Os eucaliptos desempenham um papel relevante no agronegócio florestal nacional, participando ativamente de várias cadeias produtivas, especialmente aq...

Aplicativos e Softwares

Aplicativos e Softwares

Designed by Freepik

Acesse

Soluções Tecnológicas

Soluções Tecnológicas

Foto: Sergey Khakimullin

Acesse

Cursos e Eventos

Cursos e Eventos

Foto: Stem List on Unsplash

Acesse

Fotos | clique na imagem para ampliar


Vídeos | ver mais



27/01/2012     
Benefícios da floresta na propriedade rural
Duração: 21:32"   ¦   6204 Visualizações


Áudios | ver mais


Plantio de eucalipto: uma opção de renda para o pequeno produtor

Plantio de espécies florestais resistentes às baixas temperaturas e geadas

Eucalyptus benthamii e a
produção de energia

Implantação de plantios florestais
com espécie de eucalipto
resistente ao frio intenso

Plantação de eucaliptos