A Pupunha

    Foto: Daniele Otto

O Brasil é um dos maiores produtores e consumidores de palmito no mundo. No entanto, sua produção ainda é baseada na exploração de espécies nativas, como a juçara, nativa da Mata Atlântica, e o açaí, nativo da Floresta Amazônica. A extração dessas espécies tem contribuído para sua extinção, em especial da juçara, que morre após a colheita do palmito. A pupunha, nativa da região amazônica (onde é cultivada para produção de frutos), tem se mostrado uma alternativa para cultivo de palmito com sustentabilidade econômica e ambiental nas regiões leste do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, estados onde um amplo projeto de pesquisa e desenvolvimento adaptou o cultivo dessa espécie para a agricultura familiar. [+] Leia mais

Perguntas e respostas

1) Existe diferença entre o cultivo de pupunha para frutos e para palmito?
Na região Norte do Brasil, são consumidos principalmente os frutos da pupunha, geralmente cozidos em água e sal ou na forma de óleo e farinha. Recentemente, os frutos também têm sido utilizados na fabricação de geleias, sucos e . . .

2) Qual as vantagens de cultivar a pupunha para produção de palmito?
No Brasil, as espécies mais utilizadas para produção de palmito são a juçara (Euterpe edulis), nativa da Mata Atlântica, e o açaí (Euterpe oleracea), nativo da Amazônia. No entanto, sua colheita é feita de modo extrativista e as plantas . . .

[+] Leia mais

Áudios | ver mais


 

> > Produção e comercialização do palmito de pupunha como alternativa para o pequeno produtor

> > Como aumentar a vida útil do palmito de pupunha