Imagem de topo de transferência de tecnologia florestal- tema sistema silvipastoril

O Sistema Silvipastoril

    Foto: Vanderley Porfírio-da-Silva
Foto de um Sistema Silvipstoril
O sistema silvipastoril é uma opção tecnológica de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) que consiste na combinação intencional de árvores, pastagens e gado numa mesma área e ao mesmo tempo. A aprovação da Lei 708/07 (02/04/2013), que institui a Política Nacional de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) no Brasil, reforça o crescente interesse na utilização de sistemas de produção sustentáveis. A ILPF está sendo proposta como uma estratégia de produção que inclui, em seus conceitos referenciais, os principais elementos da sustentabilidade, ou seja, o econômico, o social e o ambiental. Com a crescente preocupação sobre a relação meio ambiente e pecuária, surge o desafio de estabelecer sistemas de produção em bases sustentáveis e os sistemas silvipastoris se encaixam como uma prática capaz de atender estes elementos. [+] Leia mais

 

Perguntas e respostas

1. O que são sistemas silvipastoris?
Sistema Silvipastoril (SSP) é a combinação intencional de árvores, pastagem e gado numa mesma área ao mesmo tempo e manejados de forma integrada, com o objetivo . . .


2. Qual a diferença entre sistema silvipastoril, arborização de pastagens e ILPF?
Toda arborização de pastagens é um sistema silvipastoril, todo sistema silvipastoril é uma forma de sistema de integração pecuária-floresta.
Nem todo sistema silvipastoril é uma arborização . . .

[+] Leia mais

Áudios | ver mais


 

> >  Desbaste: como manejar o plantio florestal em sistema silvipastoril

 

> >  Análise da viabilidade financeira de Sistemas Agroflorestais