Tecnologias sustentáveis para a Amazônia

 

Tipos de Tecnologia

Ativo de base tecnológica: indicam soluções relacionadas a coleções biológicas ou banco de dados. Por exemplo: Banco de germoplasma,  com foco, na maioria das ocorrências, para melhoramento genético.
Metodologia: soluções que apresentam um protocolo ou um conjunto de procedimentos, etapa por etapa, para se alcançar um resultado. Por exemplo: Método exploratório de indicadores de adoção de variedades melhoradas.  
Prática agropecuária: soluções que apresentam formas de produzir determinada cultura, ou alguma operação  de cultivo no campo. Por exemplo: preparo do solo, adubação, poda, controle de pragas, controle de doenças, entre outros.
Pré-produto: são produtos em estágios iniciais de desenvolvimento ou achados que podem ser combinados/incorporados para geração de uma outra solução. Ex.: Soja - Bradyrhizobium elkanii – Estirpe 29W (SEMIA 5019).
Processo: soluções que apresentam procedimentos para a obtenção de determinado produto, com foco principalmente na agroindústria. Por exemplo: Produção de Queijo Coalho Caprino Incorporado com Óleo de Pequi.
Serviço: Tecnologias oferecidas como serviços, pela Embrapa. Podem ser acessadas em meio físico ou digital.
Sistema Agropecuário: Soluções relativas a sistemas de produção agropecuários. Ex.: Sistema de Produção da Bananeira BRS PLATINA.

Nesta página, estão disponíveis informações sobre soluções tecnológicas indicadas para o Bioma Amazônia, desenvolvidas pelos nove centros de pesquisa da Embrapa atuantes na região. Elas podem ser buscadas por município, região e/ou produto.


Para navegar pelo smartphone, instale o aplicativo TecAmazônia (Android ou IOS)


A lista de produtos disponíveis refere-se a levantamento e exploração de dados obtidos por meio do Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA), considerando a ocorrência (de produtos agrícolas) no Bioma Amazônia nos últimos 5 anos (2014 a 2018).

A metodologia adotada para a associação espacial entre tecnologia e território está disponível aqui.

Essa associação entre tecnologias e territórios foi feita a partir da realidade da agropecuária local no período avaliado. Contudo, dado o dinamismo da agricultura brasileira, é possível que o cenário mude e regiões em que determinados produtos não eram encontrados passem a produzi-los. Por isso, algumas soluções tecnológicas apresentam a informação de que podem ser aplicadas em todo o bioma.

Para cada tecnologia, são apresentadas informações sobre: tipo; detalhes sobre aplicação (nome e descrição); a unidade da Embrapa que a desenvolveu; onde encontrar; publicações e/ou outros tipos de recursos informacionais sobre o uso, além de aplicações  (publicações) e outras informações sobre a utilização na região (observações).

 

Selecione por qual variável quer pesquisar:

Video Tutorial

Baixe o APP