Notícias

17/07/19 |   Automação e Agricultura de Precisão

Pecuária de precisão presente no Show Pecuário em Cascavel

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Rodrigo Alva

Rodrigo Alva - Tecnologias como o mangueiro digital serão apresentadas durante a apresentação do analista de TI da Embrapa.

Tecnologias como o mangueiro digital serão apresentadas durante a apresentação do analista de TI da Embrapa.

Automação na pecuária, com esse título o analista de tecnologia da informação (TI), Quintino Neto, da Embrapa Gado de Corte (MS) chega a 5ª edição do Show Pecuário, em Cascavel (PR), entre os dias 23 e 26 de julho. A pecuária de precisão chega ao setor agrícola com o objetivo de aumenta a produtividade e evitar práticas inflexíveis. Durante sua palestra, Neto apresentará os trabalhos da Embrapa na área e as oportunidades para o produtor. 

Tecnologias como o chip de identificação umbilical, o teclado do peão, a balança de passagem - Balpass, o mangueiro digital, o chip umbilical com termômetro e o colar com GPS para identificar a trajetória dos animais na pastagem são algumas ferramentas que o participante conhecerá durante a apresentação de Neto. 

Neto comenta que a Unidade da Embrapa em parceria com o setor privado, outros Centros de Pesquisa da Empresa e universidades desenvolve, desde 2001, soluções em pecuária de precisão, quando se iniciaram os projetos com identificação eletrônica dos animais (RFID). O analista de TI atua na equipe liderada pelo pesquisador Pedro Paulo Pires, uma das referências no País em desenvolvimento de equipamentos para aprimorar a identificação eletrônica e rastreamento de bovinos de corte. 

“A pecuária de precisão chegou para otimizar as etapas do processo de produção, visando a maximização dos índices produtivos e a minimização de custos de produção. A partir do monitoramento efetivo e controle das etapas de produção promove-se também o bem-estar dos animais e dos empregados, e a satisfação dos consumidores”, afirma o analista. 

A palestra sobre pecuária de precisão da Embrapa acontecerá na quinta-feira, 25, ao lado de outros temas e especialistas, como “Desafios na pecuária de corte”, “Como ganhar mais com pecuária no Paraná sem vacinação contra febre aftosa?” e “Uso de aditivos na alimentação”. O Show Pecuário é uma promoção do Sindicato Rural de Cascavel e Sociedade Rural do Oeste do Paraná. 

Dalízia Montenário de Aguiar (MTb 28/03/14/MS)
Embrapa Gado de Corte

Contatos para a imprensa

Telefone: +55 67 3368-2144

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/