Dirigentes

Foto de Antonio do Nascimento Ferreira Rosa

Chefe-Geral

Antonio do Nascimento Ferreira Rosa

Natural de Patos de Minas, MG, é Engenheiro Agrônomo e Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa, MG, com Doutorado em Ciências Biológicas – Área de Genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador da Embrapa desde março de 1975 foi idealizador da parceria da Embrapa Gado de Corte com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu- ABCZ, em 1979, que proporcionou a estas instituições o pioneirismo em avaliação genética e produção de sumários de touros das raças zebuínas em todo o mundo, além do lançamento de outros programas, tais como Avaliação de Touros Jovens-ATJ e Programa Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte - Geneplus. Prestou serviços à Embrapa Pantanal (1991-1995), onde também exerceu os cargos de Chefia de Pesquisa e Desenvolvimento e Chefia-Geral, em 1999, tendo ainda atuado como Chefe Adjunto de Administração da Embrapa Gado de Corte, em 2001. Ao longo de sua carreira participou de 27 projetos de pesquisa, tendo sido líder de 12 deles. Dentre as premiações recebidas destacam-se o Prêmio por Excelência - Destaque Individual da Embrapa, de âmbito nacional, em 2008, e a Comenda Mérito ABCZ - ExpoGenética 2018 - Categoria Técnico, em agosto de 2018.

Currículo Lattes


Foto de Paulo Henrique Nogueira Biscola

Chefe-Adjunto de Administração

Paulo Henrique Nogueira Biscola

Pesquisador da Embrapa Gado de Corte. Atua no Centro de Inteligência da Carne Bovina (CiCarne). Membro do Comitê Gestor do Portfólio de Carnes da Embrapa. Mestre em Administração de Empresas (FGV-EAESP). Graduado em Administração (UFMS). Foi supervisor do Núcleo de Desenvolvimento Institucional (NDI) da Embrapa Gado de Corte por 9 anos (2011 a 2020), no qual integrou a equipe que elaborou e implementou o Modelo Integrado de Gestão da Unidade com base nos pilares de excelência em gestão pública; de gestão, saúde, segurança, qualidade e gestão ambiental; e de segurança da informação. Coordenou durante 13 anos (2007 a 2020) as ações de elaboração e acompanhamento da Agenda de Prioridades da Unidade (planejamento estratégico). Foi membro da Comissão Técnica do Macroprograma 5 - Projetos em Desenvolvimento Institucional da Embrapa. Foi coordenador do Grupo Gestor do Arranjo de Projetos INOVAPEC (Gestão da informação e do conhecimento referente a demandas e tecnologias da Embrapa e instituições nacionais e internacionais voltadas à bovinocultura de corte). Atuou como Chefe Adjunto de Comunicação e Negócios entre 2009 e 2010 e substituto da Chefe Adjunta de Administração de 2011 a 2014. Participou de diversas comissões internas, dentre as quais: Comitê Técnico Interno (CTI), Unidade de Garantia da Qualidade (UGQ), Comitê Local de Propriedade Intelectual (CLPI) e Comitê Local de Segurança da Informação (CLSI). Atua na área de Administração com foco em planejamento, gestão da inovação, inteligência competitiva e estratégica e estudo da cadeia produtiva da carne bovina.

Currículo Lattes


Foto de Rodrigo Amorim Barbosa

Chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento

Rodrigo Amorim Barbosa

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2004). É pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Atua na área de avaliação de novos materiais forrageiros no programa de melhoramento genético de gramíneas tropicais da Embrapa Gado de Corte. Atua, também, na área de manejo de pastagens como foco em estratégias para aumentar a produtividade e a sustentabilidade dos sistemas de produção animal em pasto. Atualmente é Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Gado de Corte.

Currículo Lattes


Foto de Luiz Orcirio Fialho de Oliveira

Chefe-Adjunto de Transferência de Tecnologia

Luiz Orcirio Fialho de Oliveira

Possui graduação em Agronomia (UFV, 1985) e em Medicina Veterinária (UFMS, 1997), mestrado em Zootecnia (UFMG, 2001) e doutorado em Ciência Animal (UFMG, 2005). Atuou como consultor em nutrição animal nas indústrias M. CASSAB (1999-2007), QGN / Church & Dwight (2005-2010), Jully (2008-2010), e para diversos produtores rurais por meio de tomadas de decisão em: estratégias de suplementação a pasto; semiconfinamento; confinamento; e produção de suplementos em fazenda (1995- 2010). Trabalhou no desenvolvimento de linhas comerciais de suplementos, núcleos e premixes, sendo responsável junto ao Ministério da Agricultura pelo registro de mais de 135 produtos. Compôs o quadro de pesquisadores da Embrapa Pantanal entre os anos de 2011 a 2017, e atualmente atua como pesquisador em nutrição animal na Embrapa Gado de Corte, em projetos de estratégias de suplementação na produção de novilho precoce, de comportamento de consumo e desempenho de bovinos suplementados com minerais na forma de blocos, de estimativas de consumo a pasto. É diretor da Associação dos criadores de Mato Grosso do Sul, ocupando inúmeras diretorias desde 1993. Foi presidente da Associação dos criadores de bovinos da raça holandesa/MS (1991-1994), presidente do núcleo de produtores de leite B de MS. É produtor de bovinos de corte em sistema de ciclo completo (cria, recria e engorda) em Mato Grosso do Sul.

Currículo Lattes