Transferência de Tecnologia

A Transferência de Tecnologia (TT) integra o processo de produção de soluções tecnológicas disponibilizando para a sociedade as informações sobre os resultados de pesquisa e as tecnologias disponíveis para o incremento da agropecuária brasileira. Tem como objetivos prospectar demandas tecnológicas da cadeia produtiva de carne bovina e incorporar no processo produtivo o conhecimento e tecnologias produzidos.

A área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Gado de Corte é coordenada pela Chefia Adjunta de Transferência de Tecnologia que gerencia o trabalho feito por dois setores que compõem sua estrutura: o Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologias (SIPT) e o Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias (SPAT).

As principais ações de transferência de tecnologia desta unidade são: capacitação de multiplicadores, organização e ou participação em eventos com o objetivo de integrar a pesquisa-extensão-produtor, a prospecção e atuação conjunta, via convênios de cooperação técnica, com empresas públicas e privadas de extensão rural e a comunicação institucional para transferência de tecnologia. Outra área prioritária tem sido a de proteção intelectual e licenciamento de tecnologias, para alavancar o lançamento e disponibilização de produtos e serviços.

Estas ações são realizadas em parceria com os pesquisadores e demais técnicos para que o processo se complete e atinja diversos públicos-alvo. São priorizadas oportunidades que permitam somar competências entre instituições e obter maior alcance da transferência das soluções tecnológicas produzidas pela Embrapa Gado de Corte. Tais parcerias embasam ainda novas demandas e aproximam a empresa de seus públicos-alvo.