Publicações

Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro: Sumário Brasileiro de Touros: resultado do teste de progênie: Abril 2018.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autoria: PANETTO, J. C. do C.; SILVA, M. V. G. B.; VERNEQUE, R. da S.; MACHADO, M. A.; FERNANDES, A. R.; MARTINS, M. F.; REIS, D. R. de L.; ARBEX, W. A.; BRUNELI, F. A. T.; SANTOS, G. G. dos; PEIXOTO, M. G. C. D.; MACIEL, R. S.; VENTURA, H. T.; PEREIRA, M. A.

Resumo: Ao longo de 33 anos, o Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro coletou muitas informações de produção e conformação nos animais da raça e mestiços dos rebanhos participantes. As avaliações genéticas contemplam as PTAs de produção de leite e gordura, análises ligadas a qualidade do leite, conformação e manejo. Neste ano, um grande avanço permitiu potencializar as avaliações genéticas: a inclusão dos dados genômicos, a adoção do modelo de repetibilidade, no qual são utilizadas múltiplas lactações das filhas dos touros, além da incorporação no banco de dados de um grande número de informações lineares mensuradas recentemente. Com essas alterações o número de lactações incluídas na avaliação genética subiu de pouco mais de 30 mil para 103 mil, aumentando de forma bastante significativa a confiabilidade das predições das PTAs. Estas alterações tornaram a avaliação genética do teste de progênie muito mais eficiente que, em continuidade com o Projeto Genoma do Gir Leiteiro, são um grande passo na evolução das avaliações genéticas da raça e no seu melhoramento. O sumário deste ano traz a avaliação de 408 touros Gir Leiteiro, sendo 33 sumarizados pela primeira vez. São apresentados também como novidade os compostos de tipo e o Índice de Produção do Gir Leiteiro - IPGL.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Livros